sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Morgan Stanley eleva recomendação para Fertilizantes Heringer

Por: Tainara Machado
14/10/10 - 18h57
InfoMoney


SÃO PAULO - O Morgan Stanley elevou nesta quinta-feira (14) a recomendação para os papéis da Fertilizantes Heringer (FHER3) para overweight - ou expectativa de que a performance supere o MSCI Brasil Index nos próximos 12 a 18 meses. Javier Cerdan e Alessandro Baldoni, analistas responsáveis pelo relatório, também aumentaram marginalmente o preço-alvo para os papéis de R$ 11,20 para R$ 11,50 - upside de 33,72% após a expressivavalorização de 7,63% da ação nesta quinta. 


Para os analistas do Morgan Stanley, a recente performance inferior ao mercado (em 46%), aliado ao fato de que os papéis perderam o rali recente do setor, deve impulsionar as ações no futuro. O desempenho negativo no ano da empresa deveu-se ao cenário desfavorável, com margens negativas e preços baixos da soja em reais, o que indica fraca colheita e baixa demanda por fertilizantes. 


Passado o problema de rentabilidade enfrentado pela companhia em 2008, quando a Fertilizantes Heringer comprou estoques no pico dos preços, os resultados demoraram a mostrar avanço, por razões diferentes. "Os volumes nos últimos dois trimestres foram bons, mas grandes quedas de preços, combinadas como custos operacionais altos, resultaram em margens fracas", apontaram os analistas. 


Condições de mercado avançam
Essa visão deve mudar, já que a expectativa é que os resultados mostrem melhora na segunda metade de 2010, com a evolução das condições de mercado, já que as margens dos fazendeiros estão altas - o que gera expectativa por maiores plantações e demanda elevada por fertilizantes. 



Reforçam a visão positiva os dados divulgados pela Conab, uma agência do Ministério da Agricultura, que prevê aumento da área plantada, mas com decréscimo da produção total, contribuindo para o prolongamento positivo dos preços de grãos. Além disso, a situação inverteu-se: a companhia formou estoques a preços baixos, e poderá aproveitar o aumento dos valores na hora da venda. "Isso deve incrementar as margens, revertendo os números negativos apresentados no primeiro semestre deste ano", apontaram os analistas. 


Por último, a companhia é das poucas empresas brasileiras do agronegócio capaz de se beneficiar do real forte, já que a Heringer contabiliza ganhos financeiros em épocas de desvalorização do dólar.