sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Itaú vê mais etanol na gasolina dos EUA positiva à Cosan e São Matinho

Por: Equipe InfoMoney
15/10/10 - 12h38
InfoMoney


SÃO PAULO - “Uma boa notícia para a indústria de etanol do Brasil”, celebram os analistas da Itaú Corretora diante da decisão da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) de liberar o E15 para alguns veículos norte-americanos, fato que “fortalece o mercado de etanol nos Estados Unidos”.


“A crescente utilização de etanol nos Estados Unidos pode se traduzir, em algum momento futuro, em importações”, exaltam Paula Kovarsky, Diego Mendes e Giovana Araújo, analistas que compõem a equipe da Itaú Corretora.


Com a novidade, o trio mantém sua recomendação outperform (alocação superior à média do mercado) para Cosan (CSAN3) e São Martinho (SMTO3) e de market-perform aos ativos da Cosan Limited.


E15
A medida aprovada irá permitir que os fabricantes de combustíveis e de aditivos para combustíveis introduzam na gasolina dos Estados Unidos até 15% de etanol para o uso em determinados tipos de veículos – “motorizados leves fabricados a partir de 2007, o que inclui automóveis, caminhões leves e veículos de passageiros de porte médio”, explicam os analistas.



Entraves
No entanto, a corretora do Itaú avalia que, pare que de fato a medida se concretize em benefícios às empresas domésticas, deverá ocorrer a eliminação das barreiras comerciais existentes no mercado norte-americano.


“A decisão referente às tarifas de importação norte-americanas será tomada até final do ano”, lembram os analistas. “As possibilidades de eliminação dessas barreiras aumentaram ligeiramente, porém ainda atribuímos uma baixa probabilidade à aprovação”.


Novas concessões em análiseCabe ressaltar, por fim, que a EPA está estudando a mesma concessão para veículos motorizados leves fabricados entre 2001 e 2006, e até o final deste ano deve ser adotada uma decisão relativa à aplicação ou não dessa medida também aos veículos fabricados neste período.