Por: Equipe InfoMoney
15/10/10 - 06h55
InfoMoney
15/10/10 - 06h55
InfoMoney
Entre as 8 companhias sob a cobertura do banco, a única recomendação alterada foi a da Log-In, que passou de “manutenção” para “atraente”. Por sua vez, o preço-alvo de todas as empresas foi elevado, assim como a projeção de receita líquida para este ano e ao próximo.
Confira as principais mudanças efetuadas pelo banco:
Preço-alvo dez/2011 | Preço-alvo anterior | Recomendação | Receita Líquida 2010* | ||
ALL | R$ 23,00 | R$ 19,00 | Manutenção | R$ 228 milhões | R$ 2,967 bilhões |
CCR | R$ 52,00 | R$ 40,00 | Manutenção | R$ 764 milhões | R$ 3,711 bilhões |
Log-In | R$ 12,00 | R$ 10,00 | Atraente | R$ 2 milhões | R$ 569 milhões |
OHL | R$ 59,00 | R$ 39,00 | Manutenção | R$ 269 milhões | R$ 1,418 bilhão |
Santos Brasil | R$ 24,00 | R$ 19,00 | Manutenção | R$ 90 milhões | R$ 800 milhões |
Tegma | R$ 23,00 | R$ 18,00 | Manutenção | R$ 104 milhões | R$ 1,136 bilhão |
Triunfo | R$ 9,00 | R$ 7,50 | Atraente | R$ 47 milhões | R$ 491 milhões |
Wilson Sons | R$ 36,00 | R$ 30,00 | Atraente | R$ 108 milhões | R$ 1,010 bilhão |
*Expectativa da corretora para o resultado acumulado deste ano
Log-InO analista Sami Karlik não esconde o otimismo sobre a melhora nas margens da operação de navegação costeira da empresa. Até 2013, sete novos navios próprios devem entrar em operação. Os dois primeiros navios serão entregue entre o último trimestre de 2010 e o primeiro de 2011. O investimento de cerca de R$ 1 bilhão é financiado pelo FMM (Fundo da Marinha Mercante), com boas taxas de juros.
Wilson Sons“As boas perspectivas do comércio intenacional, que afetam positivamente o negócio de rebocagem e o terminal de contêineres, aliado do crescimento que deve vir da operação Offshore fundamentam a nossa recomendação (de “atraente”)”, diz Karlik, em relatório.
Ademais, vale destacar que a empresa assinou, em setembro, um contrato para a expansão do Tecon Salvador, que deve incrementar as receitas da empresa. A Wilson Sons também está comprometida na aquisição de 13 novas embarcações, em um investimento de US$ 670 milhões, cujo prazo de entrega situa-se entre 2011 e 2015.
ALLPara a ALL, é projetado um crescimento de 10% nos volumes para os próximos cinco anos. Foram incorporadas às estimativas do banco o projeto Rumo, uma parceria com a Cosan para o transporte de açúcar, e a extensão da ferrovia que liga o Alto Araguaia a Rondonópolis.
Santos BrasilEmbora com menor projeção no aumento dos volumes – de 6% em 2011 e 5% em 2012 – em relação a ALL, a Santos Brasil guarda previsões de contínua melhora em suas margens, devido ao crescimento da proporção de contêineres cheios – devido às fortes importações- e vazios.
TriunfoO Banco Fator inclui nas projeções o projeto de Energia Garibaldi, com início previsto para julho de 2011 e término em 48 meses. O investimento é projetado em R$ 760 milhões, sendo sua maior parte financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
CCR, OHL e Tegma
Ambas as empresas guardam em comum a sugestão de "manutenção" (retorno em linha com a variação do Ibovespa) e poucas revisões em suas projeções. Para a CCR, houve apenas a inclusão da SPVias no plano de avaliação. Por sua vez, o preço-alvo da OHL passou a R$ 59,00, frente à tendência de melhora nas margens operacionais trazida pela inauguração do pedágio na Rodovia Fernão Dias.
Por fim, a Tegma pega carona na boa conjuntura macroecômica, com a estimativa de aumento do número de veículos transportados em proporção com o PIB (Produto Interno Bruto) nos próximos anos.