terça-feira, 12 de janeiro de 2010

BRASIL ECODIESEL: SUBSÍDIO DOS EUA AO BIODIESEL NÃO AFETA BRASIL

São Paulo, 12 - A decisão do Congresso norte-americano de manter ou não os subsídios para os produtores de biodiesel nos Estados Unidos não terá um impacto no mercado brasileiro de biodiesel e nem nas atividades da Brasil Ecodiesel. A afirmação é do diretor de relações com investidores da Brasil Ecodiesel, Charles Mann Toledo.

A atual política de subsídios aos produtores norte-americanos expirou em 31 de dezembro e era esperado que a renovação desta lei fosse levada ao Congresso, mas a pauta foi retirada em um primeiro momento. O subsídio é de cerca de US$ 1 por galão e, sem ele, a produção norte-americana perde competitividade em relação ao diesel mineral, de petróleo. O principal mercado exportador do biodiesel norte-americano é a Europa que, recentemente, questionou a existência dos subsídios dos EUA e embargou suas importações do produto norte-americano.

Para Toledo, os subsídios são muito importantes para a manutenção da indústria de biodiesel dos Estados Unidos e, por isso, eles devem ser mantidos. "A extensão do crédito deve voltar a ser incluída na pauta do Congresso e ser aprovada em breve. O lobby é forte e, de acordo com o setor, esta indústria cria perto de 30 mil empregos nos Estados Unidos", disse.

Toledo explica que, como o biodiesel norte-americano vai basicamente para exportação para Europa, qualquer mudança na produção dos EUA não afeta nem o setor brasileiro nem a Brasil Ecodiesel. "Nós não exportamos e um mercado exportador de biodiesel consolidado brasileiro apenas deverá ser configurado no médio e longo prazo", disse.

O executivo não acredita que as ações da Brasil Ecodiesel estejam subindo por conta deste impasse existente neste momento no setor norte-americano em relação aos subsídios. "A empresa está em um processo de reestruturação, conseguiu sair do vermelho e já apresenta lucros firmes, está em fase de revisão de seus ativos. Seria especular dizer que as ações estariam em elevação apenas por conta de um evento", afirma.

Às 15h30, as ações da Brasil Ecodiesel caiam 0,73% na Bovespa. Na semana, a alta é de 9,68%. Em 2010, a alta acumula 24,77%. Em 12 meses, a Brasil Ecodiesel já atinge uma elevação de 89,36%.
(Eduardo Magossi)

Fonte: AE Broadcast

COSAN: AGU VAI RECORRER PARA DERRUBAR LIMINAR, DIZ LUPI

 São Paulo, 12 - O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou hoje que a Advocacia Geral da União (AGU) deve entrar com um recurso na Justiça para derrubar o mandado de segurança impetrado através de liminar pela Cosan para retirar seu nome da lista de empresas que apresentam condições de trabalho análogas ao trabalho escravo.

Segundo Lupi, a AGU é obrigada a recorrer de decisões desfavoráveis a qualquer órgão do governo e já solicitou ao Ministério do Trabalho as informações técnicas que justificaram a inclusão da Cosan na "lista suja". "Isto nós já estamos fazendo", disse o ministro após participar de encontro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP).

De acordo com o ministro, o Ministério do Trabalho é um órgão técnico e os auditores, que incluíram a Cosan na lista, têm total liberdade de ação. "Nunca mudei a decisão de nenhum auditor fiscal. Somos um órgão sem influência política nenhuma. Por isso procuro evitar fazer méritos sobre a ação deles", disse o ministro, que defendeu a atitude do ministério. "Se a Cosan entrou na lista é porque houve informações concretas sobre o caso. Foram feitas auditorias e foi flagrado trabalho escravo", disse.

Segundo Lupi, a Cosan está questionando a decisão e obteve uma liminar. "Agora, nós vamos fazer nossa versão do que aconteceu e enviar para a AGU, que vai fazer a defesa junto ao juiz que concedeu a liminar", disse.
(Anne Warth)

Fonte: AE Broadcast

Indicadores EUA - 13h00

EUA: Balança comercial: -$36,4 bilhões; previsão: -$ 34,6 bilhões.
EUA: Otimismo Econômico: 48,8 ; previsão: 48,5.

Fonte: Bloomberg


Próximos indicadores:

19h30:
API: Estoques de petróleo

20h00:
ABC: Confiança do consumidor

Indicadores EUA - 11h30

EUA: Balança comercial: -$36,4 bilhões; previsão: -$ 34,6 bilhões.

Fonte: Bloomberg

Próximos indicadores:
13h00:
Otimismo Econômico

19h30:
API: Estoques de petróleo

20h00:
ABC: Confiança do consumidor