SÃO PAULO – O Santander atribuiu um preço-alvo de R$ 34,00 para as ações da Ultrapar (UGPA3) no final de 2012, o que implica um potencial teórico de valorização de 26,15% sobre a cotação do fechamento de sexta-feira (19), frente aos R$ 34,40 para o término deste ano.
"Em nossa opinião, a Ultrapar oferece resistência sólida em nosso setor durante a volatilidade e incertezaeconômica atual, motivo pelo qual reiteramos nossa recomendação de compra para as ações", escreve Vicente Falanga Neto em relatório.
O analista ressalta positivamente a disciplina de capital e a posição financeira sólida da companhia, com uma relação dívida líquida sobre Ebitda (geração operacional de caixa) de 1x a 1,5x. Além disto, a avaliação do preço-alvo foi baseada em premissas conservadoras, "com múltiplos negociados praticamente em linha com os níveis históricos", escreve em relatório.
Proteção a momentos de incerteza econômica
Por fim, a companhia possui resistência na maioria de seus segmentos em tempos de volatilidade e incerteza, destaca Falanga Neto, como por exemplo o investimento e a expansão da Ipiranga na região Centro-Oeste, Nordeste e Norte, o que deve aliviar a pressão de uma economia em desaceleração, revela.
O analista ressalta ainda que o aumento da população, a depreciação do real e armazenagem de produtos devem beneficiar os segmentos Ultragaz, Oxiteno e Ultracargo, respectivamente.