AmBev (ABV) — 4T09: Mais Forte do que a taxa de crescimento reflete, Comprar na perspectiva de 2010
EBITDA do 4T09 em linha, reação exagerada à queda de 2% do ADR, Comprar — O EBITDA consolidado de R$ 3.021 mi da AmBev ficou em linha com as nossas estimativas e o consenso. Enquanto certos investidores podem ter ficado decepcionados com o crescimento de somente 2% do EBITDA, é importante observar que em uma base orgânica, normalizada, o EBITDA teria crescido 13%. O efeito de variação cambial (~700 pb) e a provisão do bônus que a AmBev não contabilizou no 4T08 (~400 pb), pesou significativamente no crescimento.
Celso W Sanchez, CFA
Celso W Sanchez, CFA
Outros destaques
EDP Energias do Brasil (ENBR3.SA) — Teleconferência do 4T09; Primeiros Sinais de Desalavancagem
Listamos os pontos principais da teleconferência do 4T09. Permanecemos compradores da Energias do Brasil. No lado operacional, vemos um desempenho sólido. No lado do balanço patrimonial, observamos que a EDB deverá lidar com seu processo de desalavancagem através de um maior payout dos dividendos dado o ritmo precedente e os obstáculos no crescimento (também valorizamos bastante a opção de uma aceleração no crescimento, um risco positivo à nossa tese). Os primeiros sinais de desalavancagem já apareceram (1.4x a dívida líquida / EBITDA no 4T09, dos 1.8x no 3T09), e esperamos que este processo de desalavancagem aumente seu ritmo nos próximos trimestres, estimulados pela recuperação econômica e pelo crescimento lento.
Marcelo Britto
Marcelo Britto
Radar do Preço da Celulose — Quebra no Fornecimento: Terremoto no Chile e Greve na Finlândia
A Stora Enso anunciou na manhã de ontem que deve começar a parar a produção na Finlândia devido a uma greve trabalhista que está afetando todos os portos. No momento, parece claro que o risco sobre a nossa projeção de preço para a celulose continua sendo de alta. O aumento previsto para março deve ser absorvido com pouca resistência e novos anúncios devem ocorrer nos próximos meses em decorrência da quebra do fornecimento no Chile e, agora, da potencial perda de produção de Finlândia.
Juan G Tavarez
Juan G Tavarez
Suzano Papel e Celulose SA (SUZB5.SA) — Destaques da Teleconferência – Fundamentos da Celulose Apertados, Melhor Mercado para o Papel
No geral, o tom da diretoria executiva da Suzano na teleconferência sobre os resultados do 4T09 foi positivo; destacando o aperto nos fundamentos da celulose e a recuperação dos preços do papel. Também foi destacado o foco da Suzano em seu próximo ciclo de aumento da produção de celulose (a maior parte das terras necessárias para tanto já foram adquiridas). Continuamos compradores das ações da Suzano, uma vez que o mercado ainda tem de contabilizar a recuperação das margens na produção de papel durante 2010.
Juan G Tavarez
Juan G Tavarez
Klabin SA (KLBN4.SA) — Ainda Esperando Pelo Pacote Completo: Reiteramos Manter
Estratégia de Investimento — Nós manteríamos posições na KLBN4, uma vez que as ações devem se beneficiar do crescimento mais forte do PIB em 2010 (positivo para a demanda por embalagens), mas evitaríamos acumular posições até que vejamos uma sólida recuperação da rentabilidade como um todo. Continuamos com uma postura de “ver para crer” já que os resultados do 4T09 não aumentaram nossa confiança no potencial da Klabin para absorver todos os benefícios de uma recuperação em 2010. Entre as empresas de papel e celulose que cobrimos na América Latina, a Suzano (Comprar/ Risco Alto) é nosso nome preferido em termos de performance para 2010 (melhores margens com o papel, preços da celulose em alta).
Juan G Tavarez
Juan G Tavarez