18 de julho de 2011 • 19h26Por: Equipe InfoMoney
SÃO PAULO – A XP Investimentos fez alterações em sua carteira de recomendações para a semana de 18 a 22 de julho. Foram retiradas da carteira as ações da Itaúsa (ITSA4) e da Queiroz Galvão (QGEP3), ao passo que foram incluídas as ações da Brasil Telecom (BRTO4) e Ultrapar (UGPA4). Os papéis que completam o portfólio são CCR (CCRO3), Transmissão Pauista (TRPL4) e Drogasil (DROG3). No cenário doméstico, a corretora destacou os dados a serem divulgados na semana, como o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), a pesquisa mensal do emprego, o IPCA-15 (ìndice de Preços ao Consumidor Amplo), a dívida pública federal, a sondagem industrial e o Caged (cadastro geral de empregados e desempregados). Na Ásia, destaque para a balança comercial e o PMI chinês. Na Zona do Euro, serão divulgados a confiança do consumidor da Alemanha, a sondagem industrial e a pesquisa de clima de negócios no bloco econômico. Já nos EUA, a XP citou as novas construções residenciais, concessão de alvarás, vendas de moradias usadas, preços residenciais, além de indicadores antecedentes e sondagem industrial. Desempenho do portfólioNa última semana, a carteira da XP obteve uma performance positiva de 0,5% ante perdas de 2,1% do Ibovespa. O destaque da semana novamente foi a Queroz Galvão, que anunciou o início da perfuração de um poço na Bacia de Santos, testando quatro prospectos, tendo um deles como objetivo reservatórios de pré-sal, animando os investidores. Assim, as ações QGEP3 acumularam ganhos de 7,7% na semana,19,3% acima do Ibovespa desde sua entrada na carteira.
Confira a carteira top picks da XP para a semana:
Brasil TelecomConforme expectativas da XP, a Telemar anunciou em maio deste a intenção de realizar uma reestruturação societária, tal medida aumenta significativamente a liquidez dos seus papéis, melhora a governança corporativa e reduz custos que as empresas separadas impõem. Por isso, a opção da XP em investir na companhia que alia operação estável com forte dividend yield.
Ultrapar
Apesar de negociar múltiplos elevados, a XP acredita que a exposição na empres é interessante, devido ao atual momento em bolsa. Segundo a corretora, a Ultrapar apresenta sólida estrutura financeira, que com o bom momento do setor automotivo, se reflete em aumento na geração de caixa por meio da distribuição de combustíveis. Vale ressaltar que a empresa anunciou a migração para o Novo Mercado, que melhorará sua governança corporativa.
Drogasil
Na avaliação da XP, a companhia deverá exercer no curto/médio prazo papel fundamental no movimento de consolidação na região Sudeste, sendo este um grande alavancador para seus papéis. Para os resultados da empresa no segundo trimestre do ano, a XP espera uma melhora em relação ao primeiro trimestre, funcionando como trigger para a recuperação do valor de seus ativos em bolsa.
CCR
De acordo com a XP, a CCR é destaque no setor por ser uma empresa de fluxo de caixa estáveis, sendo beneficiada por reajustes inflacionários em seus contatos de concessão rodoviária. A empresa se destaca, entre outros, por sua capacidade de investimento em novas concessões, melhor disposição de vias para capatação do movimento de crescimento da economia do País e liquidez em bolsa.
Transmissão Paulista
Para a XP, a companhia, por ter como sua atividade a transmissão, não fica exposta as oscilações de demanda e preço de energia. Com este perfil a empresa apresenta um excelente histórico de dividendos, com yield médio nos últimos cinco anos ficando em 11%.