sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Confira a agenda do investidor para a última semana de 2010

Por: Thiago Salomão
24/12/10 - 16h46
InfoMoney


SÃO PAULO - Dentro da agenda  para a última semana de 2010, osinvestidores deverão ficar atentos à confiança do consumidor norte-americano, bem como aos dados do setor imobiliário e do mercado de trabalho.


No front doméstico, o destaque fica para a divulgação do IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de dezembro, além do resultado do Tesouro Nacional em novembro.


> Segunda-feira (27/12)
 - Brasil
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente à última semana, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

 - EUA

Não serão apresentados índices relevantes neste dia no país.


> Terça-feira (28/12)
 - Brasil
8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulga a Sondagem Industrial referente ao mês de dezembro, que reúne informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.
O Tesouro Nacional publica ainda os dados do orçamento do governo referentes ao mês de novembro.
 - EUA
12h00 - A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) publica o S&P/Case-Shiller Home Price de outubro. O indicador denota a trajetória dos preços das casas nos EUA por meio de uma média móvel trimestral.
13h00 - Sai o Consumer Confidence referente ao mês de dezembro, responsável por medir a confiança dos consumidores norte-americanos.


> Quarta-feira (29/12)
 - Brasil
8h00 - A FGV divulga o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) referente ao mês de dezembro, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.
10h30 - O BC anuncia a Nota de Política Fiscal do mês de novembro, que revelará os gastos públicos realizados durante o período.
 - EUA
13h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.


> Quinta-feira (30/12)
 - Brasil
Não serão apresentados índices relevantes neste dia no País.
 - EUA
11h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.
12h45 - Será apresentado o Chicago PMI referente ao mês de dezembro, que mede o nível de atividade industrial na região.
13h00 - Sai o Pending Home Sales de novembro, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.


> Sexta-feira (31/12)
 - Brasil
Será véspera de Ano Novo no País, e, consequentemente, não haverá pregão na BM&F Bovespa.
 - EUA
Não serão apresentados índices relevantes neste dia no país.


Como começa a semana subsequente?
> Segunda-feira (3/1)
 - Brasil
8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente à quarta quadrissemana de dezembro. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.

11h00 - O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de dezembro, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

 - EUA
13h00 - O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de novembro, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.
13h00 - Sai o ISM Index referente ao mês de dezembro, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.