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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Cenário Econômico Semanal – 15 a 19/Fevereiro
Destaque do dia - Citi Corretora
Aço da América Latina — Prévia dos Resultados do 4T09: TX, GGBR, USIM, CSNA
As siderúrgicas da América Latina começam a divulgar seus res ultados na próxima semana. O EBITDA agregado deve melhorar na comparação trimestral devido à maior utilização de capacidade no Brasil e ao maior valor agregado no mix de produtos. Com relação ao EBITDA do 3T09, esperamos que a Usiminas tenha os maiores ganhos (+64%, trimestre-a-trimestre) e a Gerdau um desempenho sequencial mais fraco (-7% t/t) decorrente da Ameristeel. Os resultados da Ternium devem ser semelhantes aos do 3T09, com custos menores compensando alguma fraqueza nos preços/exportações do México. A Usiminas começa a divulgar resultados em 4 segmentos, melhorando o entendimento dos investidores sobre sua lucratividade. Nossas conversações sugerem que vários investidores esperam que a Gerdau não atinja todas as metas, o que frequentemente pode ser um sinal de tendência de alta.
Alexander Hacking, CFA
As siderúrgicas da América Latina começam a divulgar seus res ultados na próxima semana. O EBITDA agregado deve melhorar na comparação trimestral devido à maior utilização de capacidade no Brasil e ao maior valor agregado no mix de produtos. Com relação ao EBITDA do 3T09, esperamos que a Usiminas tenha os maiores ganhos (+64%, trimestre-a-trimestre) e a Gerdau um desempenho sequencial mais fraco (-7% t/t) decorrente da Ameristeel. Os resultados da Ternium devem ser semelhantes aos do 3T09, com custos menores compensando alguma fraqueza nos preços/exportações do México. A Usiminas começa a divulgar resultados em 4 segmentos, melhorando o entendimento dos investidores sobre sua lucratividade. Nossas conversações sugerem que vários investidores esperam que a Gerdau não atinja todas as metas, o que frequentemente pode ser um sinal de tendência de alta.
Alexander Hacking, CFA
Outros destaques
TRACTEBEL (TBLE3.SA) — Prévia dos Resultados do 4T09. Ajustando Estimativas. Mantemos Comprar.
A Tractebel deve divulgar seus resultados do 4T09 dia 24 de fevereiro após o fechamento do mercado (teleconferência marcada para o dia 26 de fevereiro). Mantemos nosso rating de Comprar e preço-alvo de R$27,82 para a Tractebel uma vez que continuamos com nossa visão positiva para a companhia para este ano e os próximos. A revisão das nossas estimativas para o trimestre compreende receita líquida de R$848mi (queda de 0,2% no comparado ano sobre ano e queda de 4,3% no comparado mês sobre mês), EBITDA de R$554mi (alta de 4,3% ano sobre ano e queda de 2,8% mês sobre mês) e lucro líquido de R$333mi (alta de 20, 9% no comparado ano sobre ano e alta de 16,6% mês sobre mês). A nossa estimativa do LPA, ou lucro por ação, é de R$0,51 (acima do consenso de R$0,47).
Marcelo Britto
Marcelo Britto
SUBSCRIÇÃO MMXM3
- negociação de direitos na Bovespa até dia 11/03/2010.
- subscrição pela Custodia em Bolsa até o dia 16/03/2010. Após esta data somente o próprio cliente indo ao banco Custodiante.
- subscrição no banco até dia 18/03/2010.
- valor percentual 55, 0104%
- preço da subscrição R$ 7,26
TAM É MULTADA EM R$ 1,948 MI POR DESCUMPRIR REGRAS DO CALL CENTER
Brasília, 19 - A companhia aérea TAM foi multada em R$ 1,948 milhão por descumprimento das regras de atendimento do Call Center, fixadas pelo decreto 6.523 de 2008. A empresa teria cometido duas infrações, segundo o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça.
Segundo o DPCD, a primeira irregularidade estaria na não existência das opções "reclamação" e "cancelamento" dentre as apresentadas ao consumidor no atendimento telefônico. O outro problema foi o tempo médio de espera, que superava três minutos. O decreto estabelece um prazo máximo de um minuto. "É uma autuação simples, mas bastante importante", afirmou à Agência Estado o diretor do DPDC, Ricardo Morishita.
O processo foi instaurado contra a TAM em novembro de 2009, mas o fim da investigação ocorreu apenas nesta semana com a punição da empresa. Morishita explicou que o valor da multa foi calculado com base na condição econômica da companhia aérea, a vantagem auferida com o descumprimento do decreto e a gravidade das irregularidades.
Várias empresas já foram autuadas, mas o diretor do DPDC diz que o número de denúncias pelo uso do Call Center tem diminuído. Ele alerta para a necessidade de o consumidor continuar procurando os seus direitos. "O consumidor não tem de desenvolver habilidades especiais para cancelar ou reclamar de um serviço", afirma.
Morishita lembra que muitos Procons, como o de São Paulo, oferecem um espaço no próprio site para que o consumidor possa fazer sua denúncia. Ele orienta o consumidor a solicitar sempre, após o atendimento no Call Center, uma cópia da gravação da conversa. O diretor informa que as empresas são obrigadas a fornecerem uma cópia em CD ou por e-mail. "Poucos consumidores utilizam a cópia da gravação. Se a empresa se
recusar a fornecer, já gera a presunção da veracidade da alegação da reclamação do consumidor", explica.
Ele diz que a solicitação da cópia da gravação é um instrumento criado para garantir o bom atendimento. "Se cada consumidor pedir a cópia da gravação, é a garantia de que o atendimento será melhor", defendeu. Ele lembra que a gravação também pode ser usada como prova na Justiça para um pedido de reparação de danos. (Renata Veríssimo)
Fonte: AE Broadcast
Indicadores EUA - 11h30
EUA: CPI: Índice de preços ao consumidor (M/M): 0,2%; previsão: 0,3%
EUA: CPIexceto alimentos/energia (M/M): -0,1%; previsão: 0,1%
EUA: CPI: Índice de preços ao consumidor (A/A): 2,6%; previsão: 2,8%
EUA: CPI: exceto alimentos/energia (A/A): 1,6%; previsão: 1,8%
Fonte: Bloomberg
Próximos Indicadores:
13h00:
Inadimplência de hipotecas
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