sexta-feira, 28 de maio de 2010

Petrobras: Ativa avalia como "neutra" a notícia de aquisição da GBD

Por: Equipe InfoMoney
28/05/10 - 09h01
InfoMoney


SÃO PAULO – A Ativa Corretora não vê grandes mudanças no desempenho das ações da Petrobras (PETR3; PETR4), com a notícia divulgada na última quinta-feira (27) de aquisição da GBD (Gás Brasiliano Distribuidora) por aproximadamente US$ 250 milhões.

“O valor é pouco relevante para a Petrobras quando comparamos com o valor a ser investido em 2010 pela estatal, que deve ser próximo de R$ 88,5 bilhões”, escreve a analista Mônica Araújo. Apesar disso, ela destaca que a presença da companhia no estado de São Paulo é estratégica para a distribuição de gás natural.

LocalizaçãoEla avalia que São Paulo é o maior mercado consumidor do país e com potencial de crescimento. Além disso, a região é próxima da entrada de gás fornecido pela Bolívia e transportado pela Gasbol, e também junto à reservas de gás do Sudeste.

“Ainda não temos quando será o desembolso, mas sendo no curto prazo é mais uma pressão para o fluxo de caixa já impactado pelo volume relevante de investimentos programados para o ano e a proximidade dos nível máximos de alavancagem”, atenta Mônica.

Com isso, a Ativa reitera sua recomendação “neutra” para a ação da Petrobras e afirma que ainda é preciso avaliar o preço do acordo, que ainda não foi fechado definitivamente.