terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Operação de Venda para 24/02/2010

Venda de VIVO4
Condição de entrada: rompimento dos R$ 48,75
Condição de stop: rompimento dos R$ 52,10
Motivo da operação: rompimento de fundo anterior e tendência de baixa em OBV e IFR, e linhas do MACD se distanciando.
Tipo da operação: Swing trade médio.
Objetivo imediato: Próximo dos R$ 44,10

Destaque do dia - Citi Corretora

ELETROPAULO (ELPL6.SA) — A S&P eleva os ratings de crédito da Eletropaulo. Positivo para a esperada rolagem da dívida em junho
A Eletropau lo anunciou que a Standard & Poor elevou os ratings de crédito corporativo passando de BB- para BB+ (na escala global) e de brAA- para brAA+ (na escala nacional). Vemos este anúncio como positivo, uma vez que o novo rating deve permitir à Eletropaulo fazer a rolagem da dívida de R$ 474 milhões de Eurobonds - denominado em Reais - que vencem em junho de 2010, a preços mais baixos, seja em mercados locais ou estrangeiros. Com um prazo atenuado para a amortização líquida, a companhia pode manter facilmente um alto payout de dividendos (100% do lucro) e impedir desalavancagem (~1.5x a dívida líquida para o EBITDA ajustado de 2010). Esperamos que Eletropaulo declare dividendos de R$591 milhões relativos ao 2T09 no dia 10 de Março (R$3,54/ação; rendimento de 9,4% ou 18,8% anualizado).
Marcelo Britto
Outros destaques
Estratégia de Mercado na América Latina — Os Riscos de Contágio
A recuperação de 9%+ no índice MSCI Latin America levou a região quase meio caminho de volta aos altos níveis de janeiro. Maior crescimento, lucros em alta e o dólar estável ofereceram suporte, assim como um alívio da crise na Grécia. Porém, dada a janela de 30 dias que a Grécia tem para mostrar que consegue reduzir seu déficit fiscal em 4% do PIB de 2010, é improvável que já tenhamos escutado tudo sobre esta crise.  
Geoffrey Dennis
Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3.SA) — Fracassa a Oferta Revisada da CSN pela Cimpor
A CSN assegurou apenas 8,6% das ações da Cimpor com sua mais recente oferta de aquisição, segundo a Euronext de Lisboa – abaixo do mínimo de 33,3%. O resultado era esperado, devido ao baixo valor da oferta, e as ações da CSN recuperaram a maior parte das perdas iniciais observadas com a divulgação do negócio. Reiteramos nossa classificação de Comprar para a CSN com base no cenário positivo para os preços do minério de ferro.
Alexander Hacking, CFA

ATT: CCR DIZ QUE SEGUE INTERESSADA NA LICITAÇÃO DO TREM-BALA


Ao contrário de informação publicada às 11h22, a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) nega que já teria desistido da licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV). Apesar de elencar uma série de dificuldades referentes a essa licitação, a empresa diz que o projeto continua lhe interessando. A seguir, a íntegra do texto corrigido:


São Paulo, 23 - Apesar de destacar a complexidade, os riscos e o elevado custo da construção do Trem de Alta Velocidade (TAV), a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) diz que, no momento, o projeto continua lhe interessando. Qualquer decisão sobre sua participação nesta concorrência, conforme a empresa, depende das regras previstas no edital, ainda não publicado, e de eventuais negociações com parceiros.

Segundo a CCR, se optar por participar da licitação, a empresa certamente não o fará sozinha em virtude do porte do projeto, que requer investimentos de aproximadamente R$ 34,6 bilhões.

Ainda que tenha negado sua desistência, a empresa apontou, em conversa com alguns jornalistas durante reunião Apimec, as dificuldades e complexidades do projeto do TAV. O diretor-financeiro e de Relações com Investidores da concessionária, Arthur Piotto Filho, frisou que ainda "é incerto o papel da operadora" dessa malha, cuja função inicial é ligar as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Por não haver definição sobre este papel, ele diz que não saberia precisar de que forma o projeto agregaria valor aos negócios da companhia.

Piotto também observou que a concessão do trem-bala embute riscos consideráveis por transferir ao concessionário a responsabilidade das despesas com licenças ambientais e com desapropriações.

Sobre o Trem Expresso Aeroporto, outro projeto de mobilidade urbana que estava no radar da CCR, Piotto acha que não deve ser concretizado se o TAV for construído, já que há sobreposição da malha. "Isso seria inviável", disse.

Por outro lado, a CCR está atenta a projetos referentes à operação de metrôs. "Temos cinco ou seis projetos sendo avaliados em capitais que estão investindo em infraestrutura metroviária, como Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro", destacou. Em São Paulo, a empresa começa em breve a administrar a ViaQuatro, voltada ao setor metroviário.
(Michelly Chaves Teixeira)

Fonte: AE Broadcast

FONTE: COM FRACASSO DA OPA, CIMPOR ESTÁ FORA DO ALCANCE DA CSN

São Paulo e Lisboa, 23 - O fracasso da Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pela Cimpor tirou a cimenteira portuguesa do alcance da siderúrgica, segundo uma fonte próxima à CSN. "Do lado da CSN, não há muito o que fazer em relação à Cimpor", disse. A regulação portuguesa determina que a CSN só poderá fazer uma nova OPA pela Cimpor daqui a um ano.

Segundo as normas de Portugal, a companhia poderia comprar pequenas participações da cimenteira e, caso superasse uma fatia de 33%, seria então forçada a fazer uma OPA, mas este cenário também não é provável. "Não diria que é impossível, mas é muito difícil a CSN conseguir chegar a 33% da Cimpor", afirmou. Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

Na oferta realizada ontem, a CSN conseguiu a adesão de apenas 8,56% das ações da Cimpor, cerca de metade do free float da companhia. Além de não ter conseguido conquistar os minoritários, a siderúrgica tampouco atraiu os grandes acionistas, como a holding de Manuel Fino (Investifino), que tem 10% das ações da Cimpor, ou Banco Comercial Português, que possui 10,2% do capital.

Atualmente, a Camargo Corrêa é a maior acionista da empresa, com fatia de cerca de 33%. A Votorantim ficou com 17,2% das ações, sendo que tem um acordo para atuar conjuntamente com a Caixa Geral de Depósitos, que possui 10% da empresa. As empresas brasileiras não podem atuar em conjunto ou serão forçadas a lançar uma OPA pelo restante do capital.

Apesar de nenhuma delas ter o controle da Cimpor, a fonte acredita que elas podem ter alcançado seu objetivo ao barrar a entrada da CSN no negócio. "Se esta era a meta, foi atingida", disse. Os órgãos de defesa da concorrência do Brasil estudam o caso, e podem determinar o congelamento dos efeitos da compra da Cimpor no País para evitar danos à concorrência. A nova composição acionária da Cimpor ainda vai levar algum tempo para se refletir no conselho de administração da empresa. Segundo fonte da companhia, a assembleia anual da empresa está marcada para maio.
(Natalia Gómez (colaborou Jair Rattner))

Fonte: AE Broadcast

CCR DESISTE DE PARTICIPAR DE LICITAÇÃO DO TREM-BALA


São Paulo, 23 - A Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) desistiu de participar da licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV). Além do custo e da complexidade do projeto, que demandará investimentos totais de R$ 34,6 bilhões, o diretor-financeiro e de Relações com Investidores da concessionária, Arthur Piotto Filho, disse que ainda "é incerto o papel da operadora" dessa malha, cuja função inicial é ligar as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Por não haver definição sobre este papel, ele diz que não saberia precisar como o projeto agregaria valor aos negócios da companhia.

Em reunião na Apimec-SP, Piotto observou que a concessão do trem-bala embute riscos consideráveis por transferir ao concessionário a responsabilidade das despesas com licenças ambientais e com desapropriações.

Sobre o Trem Expresso Aeroporto, outro projeto de mobilidade urbana que estava no radar da CCR, Piotto acha que não deve ser concretizado se o TAV for construído, já que há sobreposição da malha. "Isso seria inviável", disse.

Por outro lado, a CCR está atenta a projetos referentes à operação de metrôs. "Temos cinco ou seis projetos sendo avaliados em capitais que estão investindo em infraestrutura metroviária, como Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Curitiba e Rio de Janeiro", destacou. Em São Paulo, a empresa começa em breve a administrar a ViaQuatro, voltada ao setor metroviário.
(Michelly Chaves Teixeira)

Fonte: AE Broadcast

Indicadores EUA - 12h

EUA: Confiança do consumidor: 46,0; previsão: 56,0;
EUA: Fed de Richmond: índice de manufatura: 2; previsão: 2.

Fonte: Bloomberg

Operação de Compra para 23/02/2010

RSID3
Condição de entrada: rompimento dos R$ 14,80
Condição de stop: rompimento dos R$ 14,20
Motivo da operação: rompimento de topo anterior e tendência curto prazo com aumento de volume, cruzamento de MACD e rompimento de OBV.
Tipo da operação: Swing trade curto.
Objetivo imediato: Próximo dos R$ 15,85