Por: Equipe InfoMoney
15/10/10 - 08h58
InfoMoney
15/10/10 - 08h58
InfoMoney
SÃO PAULO - Com a divulgação dos números do terceiro trimestredo Pão de Açúcar (PCAR5) e de sua principal rival no País, o Carrefour, tanto o Citigroup como a Ativa Corretora notam que a melhor performance no período segue sendo a do grupo nacional.
No entanto, a equipe de ambas as casas de research observa uma redução nesta vantagem, e questionam sua manutenção nos próximos trimestres.
Redução
Comparando o desempenho dos varejistas, o Pão de Açúcar registrou um desempenho 2,6 pontos percentuais superior entre julho setembro face ao grupo francês tomado o critério mesmas lojas e excluindo as operações do Ponto Frio, uma vez que desta maneira as duas empresas tornam-se mais diretamente comparáveis.
“Apesar do Pão de Açúcar continuar performando melhor em termos de vendas nas lojas já existentes, a diferença para o Carrefour diminuiu de forma significativa (8,4 p.p. acima no 2T10) neste 3T10”, comenta Juliana Campos, analista que assina o relatório da Ativa e para quem os números são “neutros para o Pão de Açúcar”.
Carrefour em ascensãoEm sua avaliação, a queda na diferença mostra “que as mudanças ocorridas no comando da rede [Carrefour] no Brasil, inclusive com a demissão de importantes executivos desde maio de 2010, podem estar surtindo os primeiros efeitos positivos”.
Do mesmo modo, a dupla de análise do Citi a cargo o setor varejista, formada por Carlos Albano e Marcio Kawassaki, também comentam que a diferença entre os desempenhos das companhias “caiu para 260 pontos-base” e se perguntam: “Até quando isto irá durar?”
Além disso, Albano e Kawassaki também recordam a troca de cadeiras no Carrefour. “O Carrefour (...) contratou uma nova equipe, a qual visa acelerar o seu crescimento de comércio eletrônico e as vendas nos hipermercados”.
Casas Bahia e vendas totaisQuanto ao Pão de Açúcar, a dupla do banco observa que “durante os próximos trimestres, o Pão de Açúcar irá se focar em sua integração com a Casas Bahia, que poderá desviar parte de seus esforços na divisão de supermercado”.
Retornando à avaliação de Juliana Campos, a analista destaca o fato um tanto quanto negativo ao varejista brasileiro de que, “se considerarmos vendas totais, temos que o crescimento registrado pelo Pão de Açúcar foi 3 p.p. abaixo do Carrefour, indicando que a varejista francesa está mais agressiva em abertura de novas lojas, assim como ocorreu no primeiro semestre de 2010”.
ValuationPor fim, apesar da análise neutra e da percepção de que o Carrefour vem ganhando espaço no País, Juliana reitera a recomendação de compra dos ativos PCAR5, com um preço alvo de R$ 88,12 para junho de 2011, cifra que equivale a um potencial teórico de apreciação face ao último fechamento e 38,8%.
CarrefourCabe ressaltar que a operação brasileira do Carrefour registrou aumento de 5,2% nas vendas mesmas lojas no entre julho e setembro e 13,1% nas vendas totais – ambos em base anual e desconsiderando o impacto da variação cambial.
No entanto, a equipe de ambas as casas de research observa uma redução nesta vantagem, e questionam sua manutenção nos próximos trimestres.
Redução
“Apesar do Pão de Açúcar continuar performando melhor em termos de vendas nas lojas já existentes, a diferença para o Carrefour diminuiu de forma significativa (8,4 p.p. acima no 2T10) neste 3T10”, comenta Juliana Campos, analista que assina o relatório da Ativa e para quem os números são “neutros para o Pão de Açúcar”.
Carrefour em ascensão
Do mesmo modo, a dupla de análise do Citi a cargo o setor varejista, formada por Carlos Albano e Marcio Kawassaki, também comentam que a diferença entre os desempenhos das companhias “caiu para 260 pontos-base” e se perguntam: “Até quando isto irá durar?”
Casas Bahia e vendas totaisQuanto ao Pão de Açúcar, a dupla do banco observa que “durante os próximos trimestres, o Pão de Açúcar irá se focar em sua integração com a Casas Bahia, que poderá desviar parte de seus esforços na divisão de supermercado”.
Retornando à avaliação de Juliana Campos, a analista destaca o fato um tanto quanto negativo ao varejista brasileiro de que, “se considerarmos vendas totais, temos que o crescimento registrado pelo Pão de Açúcar foi 3 p.p. abaixo do Carrefour, indicando que a varejista francesa está mais agressiva em abertura de novas lojas, assim como ocorreu no primeiro semestre de 2010”.
Valuation
CarrefourCabe ressaltar que a operação brasileira do Carrefour registrou aumento de 5,2% nas vendas mesmas lojas no entre julho e setembro e 13,1% nas vendas totais – ambos em base anual e desconsiderando o impacto da variação cambial.