quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Randon é a small cap mais recomendada pelos analistas em fevereiro

Por: Thiago Salomão
09/02/11 - 07h12
InfoMoney


SÃO PAULO - Pelo terceiro mês consecutivo, a Randon (RAPT4) foi a small cap mais recomendada pelos analistas, estando presente em sete das 33 carteiras recomendadas de bancos e corretoras acompanhadas pela InfoMoney em fevereiro. No mês anterior, a ação da empresa esteve presente em seis dos 30 portfólios compilados.


Tendo como base os papéis que compõem o SMLL  (índice de small caps da BM&F Bovespa), a segunda posição ficou mais uma vez com as ações da Localiza (RENT3), que foram lembradas em seis carteiras. Fechando o pódio, aparecem duas ações do setor imobiliário: Brookfield (BISA3) e EzTec (EZTC3), com cinco recomendações cada.


Além destas seis, outras 25 small caps foram citadas pelos analistas. Cabe mencionar que, segundo a BM&F Bovespa, "as empresas que, em conjunto, representarem 85% do valor de mercado total da bolsa são elegíveis para participarem do índice MLCX (mid large caps). As demais empresas que não estiverem incluídas nesse universo são elegíveis para participarem do índice SMLL. Não estão incluídas nesse universo empresas emissoras de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) e empresas em recuperação judicial ou falência".


Ao todo, 33 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Amaril Franklin, Ativa, Banif, BB Investimentos, Bank of America Merrill Lynch, Bradesco Corretora, BTG Pactual, Citi, Coinvalores, Credit Suisse, Fator Corretora (2 carteiras), Geração Futuro, HSBC, Itaú, Link Investimentos, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, Safra, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, TOV, UM e XP (2 carteiras).


Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em fevereiro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.


Randon
As boas expectativas dos analistas em relação ao setor de autopeças seguem mantendo as ações da Randon como preferência dentre as small caps brasileiras. Segundo a Ativa Corretora, a indústria automobilística nacional deverá manter-se em evolução, especialmente no segmento de veículos pesados, "em função da necessidade de expansão e modernização da frota de caminhões, por conta do transporte de carga necessário para obras de infraestrutura, investimentos em construção civil e para colheitas de safra agrícola".



A equipe da corretora chama a atenção para a prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veículo de transporte, bens de capital e material de construção para até dezembro de 2011, o que deverá ajudar a manter a demanda aquecida no mercado doméstico. Vale lembrar ainda que o Brasil irá abrigar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, dois eventos que demandarão fortes investimentos em infraestrutura.


Sobre as medidas recentemente anunciadas pelo governo para conter o volume de crédito concedido, especialmente para o financiamento de veículos, a Ativa não espera ver impactos relevantes sobre as operações da Randon, já que essas medidas devem ter mais foco na pessoa física, afetando com mais ênfase o consumo de veículos leves. Complementando a ideia, a SLW Corretoraafirma que as vendas de automóveis deverão manter um ritmo forte, acompanhando o crescimento econômico do País, frisando ainda a "ampla necessidade de reposição de unidades".


Por fim, a SLW comenta que as ações RAPT4 tiveram um desempenho aquém do Ibovespa em janeiro, tendo recuado 6,02% no período, contra recuo de 3,96% do benchmark. "Entendemos [esse desempenho] como a abertura de oportunidade para reposicionamento", comenta a corretora, recomendando a compra dos papéis da empresa.


Outras recomendações
Com quatro recomendações, foram mencionadas nas carteiras de fevereiro as ações da Light (LIGT3) e da Hering (HGTX3). Com três sugestões, aparecem Dasa (DASA3), OHL Brasil (OHLB3), Marcopolo (POMO4). Já Cetip (CTIP3), Energias Brasil (ENBR3), Eletropaulo (ELPL4), Gafisa (GFSA3) e BicBanco (BIBC4) foram lembradas por duas vezes.



As demais small caps foram citadas uma única vez nos portfólios desse mês: Anhanguera Educacional (AEDU3), Even (EVEN3), Fertilizantes Heringer (FHER3), Iguatemi (IGTA3), JHSF (JHSF3), Lupatech (LUPA3), Multiplus (MPLU3), MPX Energia (MPXE3), Marfrig (MRFG3), Multiplan (MULT3), Iochpe-Maxion (MYPK3), OdontoPrev (ODPV3), Positivo (POSI3), SLC Agrícola (SLCE3) e Tereos (TERI3).