quarta-feira, 11 de maio de 2011

Serviços financeiros volta a ser o setor mais citado nas carteiras sugeridas de maio

11 de maio de 2011 • 11h35Por: Thiago Salomão
SÃO PAULO - Pelo segundo mês consecutivo, o setor de serviços financeiros recebeu o maior número de recomendações nas carteiras relativas a maio, somando 43 indicações - seis a mais do que no mês anterior -, divididas em 12 empresas. O destaque ficou com as ações PN do Itaú Unibanco (ITUB4), que apareceram em 13 dos 35 portfólios monitorados pela InfoMoney - em abril, elas também lideraram as recomendações do setor, sendo vistas em 11 das 31 carteiras compiladas.
Também na mesma posição frente ao mês anterior, o setor de consumo não-cíclico foi o segundo mais lembrado pelos analistas na hora de montar as carteiras recomendadas. Contudo, o número de indicações aumentou de 32 para 41, sendo que o total de empresas recomendadas do setor (12) permaneceu o mesmo. Contribuindo para esse forte aumento de indicações, a ação PN do Pão de Açúcar (PCAR4) subiu de 7 para 13 entre abril e maio.
Completando o pódio, aparece o setor de energia elétrica, com 39 recomendações. Vale lembrar que em abril o segmento já havia ocupado a terceira posição, mas naquele mês dividiu o degrau com o setor de petróleo, gás e biocombustíveis, com 29 indicações cada um. Assim como nos levantamentos anteriores, a ação preferencial da Cemig (CMIG4) foi a mais citada do setor em maio, sendo lembrada em 9 dos 35 portfólios - duas indicações a mais do que no mês anterior.
Embora tenha perdido a terceira posição em número absoluto de recomendações, o setor de petróleo, gás e biocombustíveis teve a maior média de indicações por ativo citado, com as petrolíferas recebendo em média 9,67 recomendações por ação - contra 3,58 dos serviços financeiros, e 3,42 do consumo não-cíclico e 3,0 da energia elétrica. O cálculo dessa média é feito pela divisão entre o total de recomendações que um setor recebeu e o número de empresas deste setor que foram recomendadas.
Ao todo, 35 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Amaril Franklin, Ativa, Banif, BB Investimentos, Bradesco Corretora (2 carteiras), BTG Pactual, Citigroup, Coinvalores, Credit Suisse, Fator, Geração Futuro, Geral, HSBC, Itaú BBA (carteira Top 5), Link, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, TOV, Um, Votorantim Corretora, Walpires, WinTrade e XP (2 carteiras).
Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em maio, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.
ITUB4 lidera as recomendações dentre os serviços financeirosO setor financeiro continua sendo uma aposta dos analistas para 2011, figurando não só dentre os setores mais recomendados como também tendo suas empresas - em especial o Itaú Unibanco - entre as ações mais recomendadas do mês e as prediletas no índice de consenso de mercado da InfoMoney, apesar das recentes medidas adotadas pelo governo para frear o forte crescimento do País e o ritmo da inflação terem trazido certa instabilidade ao setor.
Assim como as análises dos meses anteriores, os especialistas de mercado acreditam que as ações do setor - principalmente dos bancos - foram duramente penalizadas pelas medidas macroprudenciais  anunciadas pelo Governo para enxugar o crédito no mercado - principalmente aquele concedido para pessoa física - penalização esta que ganhou forças com a instabilidade vista tanto na economia doméstica quanto no mercado internacional.
Contudo, a opinião dos analistas é de que essa recente instabilidade, aliada ao momento macroeconômico conturbado do País, abriu boas oportunidades de investimento no setor financeiro para o investidor com foco no longo prazo, principalmente se levarmos em consideração os grandes bancos brasileiros, que permanecem com sólidos fundamentos e com liquidez suficiente para enfrentar alguma piora na economia interna.
De olho no Itaú Unibanco, o foco se volta para o seu resultado do primeiro trimestre, divulgado no começo de maio e que apresentou um avanço no lucro líquido mas uma redução na margem financeira, reflexo das medidas macroprudenciais. Mesmo assim, os analistas demonstram confiança com as ações ITUB4. É o caso do Citigroup, que acredita que o valuation do banco encontra-se muito atrativo. Já a Coinvalores afirma que os bancos brasileiros possuem liquidez suficiente para apresentar crescimento e que o Itaú Unibanco, sua preferência no setor, continuará tendo um bom desempenho em 2011.
Setores RecomendaçõesTotal de
 Empresas 
Citadas
 Média* Mais
 Recomendada 
Serviços Financeiros43123,58Itaú Unibanco PN (13)
Consuno Não-Cíclico41123,42Pão de Açúcar PN (13)
Energia Elétrica39133,0Cemig PN (9)
Petróleo, Gás e
Biocombustíveis
2939,67Petrobras PN (18)
Engenharia, Construção Civil
& Exploração de Imóveis
24112,18PDG ON (6)
Mineração2438,0Vale PNA (21)
Transporte & Logística 2072,86CCR ON (7)
Telecomunicações & Mídia1772,43Vivo PN (6)
Consumo Cíclico1562,50Lojas Renner ON (8)
Bens Industriais e Materiais
de Transporte
1443,50Randon PN (10)
Serviços1343,25Localiza ON (8)
Siderurgia & Metalurgia1033,33CSN ON (5)
Agronegócio641,50Valefert PN (2)
Cosan ON (2) 
Industrial641,50Duratex ON (3)
Carnes, Laticínios e Derivados52-BR Foods ON (4)
Tecnologia da Informação e
Internet
431,33Totvs ON (2)
Petroquímica41Braskem ON (4)
Papel e celulose331
Água, Saneamento & GásComgas PNA (2) 
Total3191033,097Vale PNA (21) 
*Setores que tiveram menos de três empresas recomendadas não tiveram a média calculada
Players defensivos ganham mais espaço em carteira
Mantendo a segunda posição de abril, o setor de consumo não-cíclico volta a ganhar espaço por conta do seu perfil mais defensivo em relação às empresas de consumo cíclico, mais expostas ao ambiente de deterioração inflacionária. Além disso, o Pão de Açúcar, ação mais citada do setor de consumo não-cíclico, ganhou espaço nas carteiras recomendadas por conta da expectativa sobre os resultados trimestrais, sendo este o foco principal das recomendações das corretoras para o mês de maio.
Outro com perfil bastante defensivo, o setor de energia elétrica ganhou muitos votos na passagem mensal e passou a ocupar a terceira posição dentre os setores mais recomendados. Com uma estrutura de negócios madura diminuindo a necessidade de novos investimentos e com sua demanda pouco volátil, essas empresas acabam apresentando uma maior previsibilidade no fluxo de caixa, além de também conseguir destinar uma fatia mais gorda de dividendos aos seus acionistas.
Para o caso da Cemig, empresa mais recomendada do setor, há também o potencial de valorização embutido em uma possível reprecificação da energia comercializada pelo segmento de geração, o que pode vir a aprimorar as margens ainda no primeiro semestre de 2011, avalia a equipe da Ativa Corretora. A companhia divulgará seus resultados trimestrais no dia 16 de maio.
Além desses dois setores, há também outro segmento de empresas que possui uma menor necessidade de investimentos e uma geração de caixa mais previsível, que é o das concessões rodoviárias - presentes no setor de transporte e logística. De abril para maio, o número de recomendações dadas ao setor de transporte passou de 12 para 20, sendo que 14 desses votos foram para concessionárias de rodovias. A CCR (CCRO3), ação mais sugerida nesses dois meses, viu o total de indicações passar de 4 para 7 nesse período.
Justificando a inclusão dos papéis em sua carteira recomendada, a Spinelli Corretora destaca o caráter conservador que a CCR carrega por conta das suas tarifas serem atreladas a índices de inflação. Aliado a isso, a empresa divulgará seus resultados trimestrais nesta quinta-feira (12), fato que pode servir de trigger para a ação.