sábado, 18 de junho de 2011

Serviços financeiros lideram recomendações de carteiras pelo 3º mês seguido

13 de junho de 2011 • 22h10Por: Thiago Salomão
SÃO PAULO - Pelo terceiro mês consecutivo, o setor de serviços financeiros recebeu o maior número de recomendações nas carteiras relativas a junho, somando 48 indicações - cinco a mais do que no mês anterior -, divididas em 14 empresas. O destaque ficou com as ações PN do Itaú Unibanco (ITUB4), que apareceram em 15 dos 37 portfólios monitorados pela InfoMoney - em maio, elas também lideraram as recomendações do setor, sendo vistas em 13 das 35 carteiras compiladas.
Já nos outros dois degraus do pódio, houve uma troca na passagem mensal. Embora o setor de energia elétrica tenha recebido quatro recomendações a menos do que em maio, totalizando 35 ações citadas nos portfólios monitorados pela InfoMoney para este mês, o setor de consumo não-cíclico viu o número de indicações nas carteiras recomendadas ciar de 41 para 33 no mesmo período.
Dentre as elétricas, o destaque de recomendação ficou com os papéis preferenciais da Cemig (CMIG4), sendo lembrados em junho pelas mesmas nove vezes vistas em maio. Já dentre as empresas de consumo, o destaque foi a Lojas Renner (LREN3), com um total de oito recomendações, também o mesmo número visto no mês anterior.
Apesar de fora do pódio no total de recomendações recebidas, o setor de petróleo, gás e biocombustíveis teve a maior média de indicações por ativo citado, com as petrolíferas recebendo em média 9,33 recomendações por ação - contra 3,43 dos serviços financeiros, e 3,50 da energia elétrica e 2,54 do consumo não-cíclico. O cálculo dessa média é feito pela divisão entre o total de recomendações que um setor recebeu e o número de empresas deste setor que foram recomendadas.
Ao todo, 37 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Amaril Franklin, Ativa, Banif, BB Investimentos, Bradesco Corretora (2 carteiras), BTG Pactual, Citigroup, Coinvalores, Credit Suisse, Fator (2 carteiras), Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Itaú BBA (carteira Top 5), Link, Magliano (2 carteiras), Omar Camargo (2 carteiras), PAX, Planner, Santander, SLW (3 carteiras), Socopa, Souza Barros, Spinelli, TOV, Um Investimentos, Walpires, WinTrade e XP (2 carteiras).
Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em junho, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.
ITUB4 lidera as recomendações dentre os serviços financeirosO setor financeiro continua sendo uma aposta dos analistas para 2011, figurando não só dentre os setores mais recomendados como também tendo suas empresas - em especial o Itaú Unibanco - entre as ações mais recomendadas do mês. Para os analistas, apesar do cenário atual mostre-se um tanto adverso para o setor - tendo em vista a possibilidade de que novas medidas adotadas pelo governo para frear o avanço da inflação podem atingir diretamente os bancos -, essas empresas seguem com fundamentos muito sólidos, o que lhe garante uma possbilidade de um longo prazo mais promissor.
Aliado a isso, há o fato dessa instabilidade vista no mercado estar se refletindo em desvalorização para algumas ações, o que pode sinalizar um bom momento de entrada para o investidor que tem como foco de objetivo um prazo mais longo. Somado a isso, há o fato das estimativas da admnistração do Itaú Unibanco mostrar-se bastante otimista, com o banco projetando uma evolução entre 16% e 20% na sua carteira de crédito neste ano, destacam os analistas da Ativa Corretora.
Porém, a corretora destaca um ponto preocupante no case de investimento do banco: a expectativa de aumento do nível de despesas, que pode crescer entre 10% e 13% em 2011. "Isso é preocupante, uma vez que o processo de migração das agências j[a havia gerado elevação expressiva dos gastos em 2010", escrevem os especialistas da Ativa em relatório. Contudo, esse aumento de despesas pode ser compensado com maiores receitas, tendo em vista que o Itaú Unibanco estima uma melhrora na rentabilidade e um índice de efiência em 2,5 pontos percentuais em 2011.
Ainda olhando para um objetivo de investimento longo, a equipe de análise da SLW Corretora enfatiza o forte ciclo de crescimento esperado para a economia brasileira nos próximos cinco anos, vendo o setor financeiro como muito bem posicionado para tirar proveitos da melhora de renda e de consumo da população brasileira.
Por fim, a Um Investimentos acredita que a instituição ainda não absorveu todos os ganhos de sinergia com a fusão entre os dois bancos, justificando a manutenção das ações em sua carteira recomendada do mês. Além disso, eles destacam o perfil defensivo que o setor financeiro possui em momentos de elevação das taxas de juros. "Historicamente, o setor bancário apresenta boas performances em períodos de aperto monetário", ressalta o time da Um.
Setores RecomendaçõesTotal de
 Ações 
Citadas
 Média* Mais
 Recomendada 
Serviços Financeiros48143,43Itaú Unibanco PN (15)
Energia Elétrica35103,50Cemig PN (9)
Consumo não-Cíclico33132,54AmBev PN (7)
Petróleo, Gás e
Biocombustíveis
2949,33Petrobras PN (17)
Engenharia, Construção Civil
& Exploração de Imóveis
25131,92EzTec ON (5)
Mineração2538,33Vale PNA (22)
Consumo Cíclico2492,67Lojas Renner ON (8)
Transporte e Logística2182,63CCR ON (5)
Bens Industriais e Materiais
de Transporte
1844,50Randon PN (10)
Siderurgia & Metalurgia1452,80Gerdau PN (7)
Telecomunicações & Mídia1161,83Vivo PN (4)
Serviços1161,83Localiza ON (5)
Agronegócio632,00Valefert PN (3)
Industrial641,50Duratex ON (3)
Tecnologia da Informação e
Internet
632,00Totvs ON (3)
Petroquímica51-* Braskem ON (5)
Papel e celulose531,67
Fibria ON (3) 
Carnes, Laticínios e Derivados42-BR Foods ON (3)
Água, Saneamento & Gás2Copasa ON (2) 
Total3291132,91Vale PNA (22) 
*Setores que tiveram menos de três ações diferentes recomendadas não tiveram a média calculada