quinta-feira, 6 de maio de 2010

SENADO APROVA EMENDA QUE ELEVA TAXA DA FDIC PARA GRANDES

O Senado dos EUA aprovou, com 98 votos a favor e nenhum contra, uma emenda ao projeto de lei de reforma do sistema financeiro norte-americano que deve forçar os grandes bancos do país a pagar mais do que instituições financeiras menores para garantir os depósitos dos correntistas.

A emenda determina que a Corporação Federal de Seguro de Depósito dos EUA (FDIC, em inglês), passe a basear o cálculo da taxa cobrada dos bancos nos ativos totais das instituições financeiras menos o patrimônio tangível. Atualmente, o cálculo é feito com base nos depósitos domésticos das instituições.

"Acreditamos que a mudança forçará os mega bancos a gastarem mais para fazer seguro dos depósitos. Com efeito, os bancos que dependem menos de depósitos domésticos pagarão taxas mais altas", disse Jaret Seiberg, analista do Concept Capital, em uma nota aos clientes.

Jim MacPhee, presidente da organização Independent Community Bankers of America, disse em um comunicado que se a emenda for transformada em lei haverá uma redução nas taxas de 98% dos bancos com menos de US$ 10 bilhões em ativos. As informações são da Dow Jones. (Gustavo Nicoletta)

Fonte: Broadcast