quinta-feira, 6 de maio de 2010

Carteira recomendada da Ativa traz novidades para o mês de maio

Por: Equipe InfoMoney
06/05/10 - 10h31
InfoMoney


SÃO PAULO – Os analistas das Ativa Corretora citam fundamentos da economia brasileira e a expectativa de crescimento dos resultados das empresas como base das recomendações para este mês. "A dúvida que fica sobre esse cenário é justamente da parte internacional” afirma a equipe, se referindo à crise da Grécia e às discussões sobre a reforma do setor bancário dos EUA, em discussão no Senado.

Apesar da queda de 2,6%, o portfólio recomendado de abri registrou performance melhor frente ao Ibovespa, com queda de 3,4% no mesmo período. Com alta de 15,5%, as ações da Iochpe-Maxion foram o destaque de alta do mês abril. Entre os destaques negativos, ficaram Net, com desvalorização de 11,2%, seguida por MPX, com perda de 10,2%.

Para maio, as ações da Iochpe-Maxion foram substituídas pelos papéis da Tractebel. Além disso, a corretora aumentou o fatia das ações voltadas ao mercado doméstico.

Confira a carteira recomendada para ao mês de maio: 

Empresa
Código Peso
BR Malls BRML3 6,1%
Bradesco BBDC4 7,4%
Itaúsa ITSA4 6,4%
Petrobras PETR4 12,4%
MPX Energia MPXE3 5,7%
Vale VALE5 16,6%
Gerdau GGBR4 8,2%
CCR CCRO3 6,5%
Net NETC4 7,0%
Brookfield BISA3 7,0%
Weg WEG3 6,7%
AmBev AMBV4 5,0%
Tractebel TBLE3 5,0%

Br Malls
A empresa está bem posicionada no cenário macroeconômico atual, "com caixa elevado para aquisições, às quais serão destinados cerca de R$ 500 milhões em 2010", avalia a Ativa. A corretora salienta que a ação está barata na comparação com os pares do setor, com desconto de 21%.


Bradesco
A capilaridade do banco é citada como driver que permitirá capturar o movimento de recuperação da atividade bancária. Outro ponto destacado é que o Bradesco pode se beneficiar "diante da retomada do crescimento do crédito, queda da inadimplência e com o aumento da taxa de juro".


Itaúsa
O elevado patamar de rentabilidade mostrado no resultado do Itaú Unibanco confirmou as expectativas positivas dos analistas, o que deve impactar diretamente nos papéis.


Petrobras
Apesar de mais indefinições acerca da capitalização, os papéis foram mantidos pela corretora, embora tenham recomendação neutra "dada a fraqueza das ações até que todo o processo seja conhecido e que seja finalizado, o que acreditamos poderá se estender até agosto de 2010”.

MPX
A equipe mantém sua visão positiva em relação ao plano de negócios da MPX, mas a corretora reduziu a fatia das ações em sua carteira, pois acredita que os ousados planos de crescimento da geradora pode trazer volatilidade para seus papéis.

Vale
A corretora se mantém otimista com o papel, com expectativa de reaquecimento dos mercados onde a mineradora atua, o que "deverá levar a uma continuada retomada de crescimento de vendas e margens”. Além disso, a corretora destaca que a divulgação de resultados sobre a economia chinesa devem ser drivers importantes no curto prazo.

Gerdau
A empresa é tida como uma das que mais se beneficia do cenário de expansão do setor imobiliário no Brasil e que deve observar aumento da demanda de aço relacionado a investimentos em infraestrutura. "Considerando o cenário positivo para commodities metálicas no curto prazo, bem como a defasagem da Gerdau frente aos pares, elevamos a participação de Gerdau na carteira".

CCR
Um dos drivers importantes para a empresa, na visão da equipe, é o desempenho do tráfego no primeiro trimestre de 2010. Assim, a recomendação de compra foi mantida, uma vez que a CCR "está bem posicionada para aproveitar o crescimento dos investimentos em infraestrutura com disciplina de capital e com elevada agregação de valor".

Net
A equipe possui expectativa positiva com o potencial da base de assinantes, com "continuidade do crescimento de clientes e receitas em patamares elevados e manutenção de um bom nível de rentabilidade operacional". Com foco no potencial de valorização e nas perspectivas positivas em relação as ações da empresa, a Ativa elevou a fatia de participação da Net na carteira de 5,4% para 7,0%

Brookfield
Com a forte queda apresentada em março, as ações foram mantidas como "forma de exposição ao setor de construção civil", em função de sua alta exposição ao segmento de média renda, que está aquecido. Outro ponto importante é o valuation, considerado atrativo, com a empresa negociando com desconto expressivo de 20% frente às cinco grandes incorporadoras brasileiras.


WEG
As ações foram mantidas em função de sinais de melhoria das expectativas com relação aos investimentos em 2010.

AmBev
Os analistas da corretora consideram as ações menos suscetíveis à desaceleração do consumo, que poderá ocorrer devido ao aumento da taxa de juro. Com relação às operações internacionais, os analistas acreditam no crescimento dos volumes comercializados, crescimento que compensaria o fraco desempenho do mercado.

Tractebel
Para se aproveitar do cenário de aumento do consumo de energia, a corretora incluiu as ações ordinárias da empresa em sua carteira. “Acreditamos que o cenário seja positivo para a Tractebel, por se tratar de uma empresa com natureza de negócio estável, com características positivas associadas à expectativa de aumento da receita por MW faturado”, afirmam os analistas.