quinta-feira, 6 de maio de 2010

BB vê resultado de Vale como positivo e reitera recomendação de compra

Por: Equipe InfoMoney
06/05/10 - 09h38
InfoMoney


SÃO PAULO – Os analistas do Banco do Brasil veem como bom o resultado apresentado pela Vale (VALE3; VALE5) na última quarta-feira (5) e destacam a forte expansão dos principais indicadores financeiros e das margens de rentabilidade da companhia.

"O freio na recuperação ocorrida no quarto trimestre dá lugar, novamente, a uma recuperação sustentável dos resultados. Em nossa visão, os fundamentos da empresa e do setor continuam positivos e justificando continuidade da expansão. Colocamos o preço da Vale em revisão mas continuamos com rating buy", afirma o analista Antônio Emílio Bittencourt Ruiz.

Segundo Ruiz, enquanto a balança pesa positivamente para o reajuste do preço do minério de ferro, que trouxe mais ganhos, seu outro prato contrabalanceia com a queda do dólar e a diminuição das vendas externas de minério de ferro e não ferrosos.

“A margem bruta compensou toda a queda verificada no quarto trimestre de 2009, recuperando os mesmos 8,9 ponto percentuais. Colaboraram os menores volumes vendidos e os esforços da empresa em reduzir custos, apesar da contribuição do câmbio para aumentar a conta”, diz o analista.
(em R$ milhões) 1T10 1T09 % 4T09 %
Receita Operacional Líquida 12.583 12.916 -2,6% 11.681 +7,7%
Ebitda 5.385 5.448 -1,2% 3.717 +44,8%
Lucro Líquido 2.879 3.150 -8,6% 2.708 +6,3%

Perspectiva
Para o BB os preços das commodities devem continuar em ascensão, mesmo com a sustentação da economia europeia ainda sob suspeitas. Ruiz vê que a recuperação da maioria dos países e, com isso, aumento do consumo. 


Porém, ele destaca que é preciso ficar atento ao movimentos vindos da China, que tem tomado medidas para controlar e organizar o crescimento do país. 

"Também consideramos positivos os recentes movimentos da Vale em relação ao segmento de alumínio e a aquisição de novos projetos de minério de ferro na África", aponta Ruiz. 

Para ele, essas novas frentes de atuação devem trazer maiores ganhos para a empresa quando os negócios forem efetivados, já que as margens delas são melhores que as apresentadas em outras atividades da companhia. "Esperamos que a Vale continue este movimento de administração do portifólio de ativos", conclui. 

O BB vai revisar seu preço-alvo para a Vale, a fim de incorporar perspectivas mais otimistas com relação à recuperação econômica da empresa e o reajuste de preços.