terça-feira, 5 de julho de 2011

Para julho, Ativa inclui BM&F Bovespa, Copel e PDG em sua carteira recomendada

04 de julho de 2011 • 20h46Por: Nara Faria
SÃO PAULO - A Ativa divulgou sua carteira recomendada para o mês de julho, optando por incluir as ações da BM&F Bovespa (BVMF3), Copel (CPLE6) e PDG (PDGR3). Por outro lado, a corretora excluiu os papéis do Bradesco (BBDC4), Tractebel (TBLE3), Cemig (CMIG4) e Brookfield (BISA3).
Além dessas trocas em relação ao mês passado, a Ativa aumentou ainda a participação em Vale (VALE5), Gerdau (GGBR4) e Itaú Unibanco (ITUB4). Por outro lado, foram reduzidas as participações da Petrobras (PETR4), Lojas Renner (LREN3) e Randon (RAPT4).
Visão de mercado
As alterações na carteira de junho foram implementadas, segundo a corretora, de forma a refletir um aumento pequeno da exposição a commodities, mas, mesmo assim,  mantendo uma baixa exposição. Além disso, as recomendações foram feitas prevendo distorções de preço que poderão, na avaliação dos analistas da Ativa, ser rapidamente corrigidos.
Ademais, a corretora mantém avaliação positiva no longo prazo, mas ainda demonstra preocupação com cenário doméstico."Apesar de mantermos a visão otimista para o longo prazo para as empresas brasileiras, o cenário doméstico ainda é preocupante, em especial se considerarmos a trajetória inflacionária e os novos sinais de perda de governança institucional com os movimentos do BNDES (Banco nacional do Desenvolvimento Social) para a consolidação de grandes players nacionais", destaca corretora em relatório.
PerspectivasNa avaliação da corretora, o semestre que se inicia não demonstra cenário melhor que o do semestre anterior, contudo, em virtude do mal desempenho no primeiro semestre de 2011, não há expectativa de piora do cenário para o próximo semestre. 
"Diante de uma agenda macroeconômica menos bombástica, mas nem por isso menos preocupante, e do impacto positivo na economia mundial da volta gradativa da atividade no Japão, iniciamos esse segundo semestre de 2011 ainda mantendo um conservadorismo na escolha dos ativos de valor para a carteira Ativa, e privilegiando ativos mais ligados a atividade doméstica, porém buscando o ajuste de distorções de preço no mercado acionário", avaliou a estrategista Monica Araújo.
Confira as recomendações para julho:
EmpresaCódigoPeso
NaturaNATU3
5,5%
Lojas RennerLREN36,4%
BM&F BovespaBVMF36,0%
Itau UnibancoITUB45,9%
PetrobrasPETR412,5%
CopelCPLE611,5%
ValeVALE515,2%
GerdauGGBR45,8%
PDGPDGR35,8%
DuratexDTEX35,1%
RandonRAPT46,1%
LupatechLUPA34,1%
CCRCCRO34,9%
TotvsTOTS35,3%
Performance carteira de junhoNo mês de junho, a carteira recomedada pela Ativa teve rentabilidade negativa de 1%, performando 2,0 pontos percentuais acima do Ibovespa - utilizando como base de cálculo as cotações médias do último pregão do mês. Contribuíram positivamente para este desempenho relativo a valorização de Cemig (+6,7%), Duratex (+4,8%), Lupatech (+3,9%), Bradesco (+2,9%) e Itaú Unibanco (+1,9%).