terça-feira, 5 de julho de 2011

Ativa inclui as ações da Telesp em carteira defensiva para o mês de julho

04 de julho de 2011 • 21h03Por: Nara Faria
SÃO PAULO - A Ativa Corretora divulgou sua carteira defensiva para o mês de julho, na qual inclui os papéis da Telesp (TLPP4) e reduz a participação das ações da Cielo (CIEL3), que ficou em 22,9% na carteira de junho, para 10% neste mês.
Segundo a estrategista Mônica Araújo, a carteira da corretora teve rentabilidade positiva de 0,5% no mês anterior - 3,6 pontos percentuais acima do Ibovespa, levando-se em conta a cotação média -, com destaque para as altas das ações da AES Eletropaulo (+2,5%) e Copel (+1,7%).
Diante disso, a Ativa manteve as demais recomendações, realizando apenas pequenos ajustes nos demais papéis para incluir a nova recomendação.
Ações recomendadas para julho:
EmpresaTicker  Peso  
AES Tietê PNGETI425%
Cielo ONCIEL310%
TelespTLPP420%
Transmissão Paulista PNTRPL425%
Copel PNBCPLE620%
AES TietêSegundo a Ativa, a empresa é uma geradora com perfil estável, tanto pelas características do perfil de contratação da energia assegurada da empresa, quanto pela localização do parque gerador que mentem um fluxo hidráulico e financeiro relativamente constante. 
Transmissão Paulista
A companhia é mantida entre as recomendações por se beneficiar diretamente do aumento esperado para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) este ano, uma vez que as tarifas de transmissão são anualmente reajustadas de acordo com a variação deste índice. 
Copel 
A Ativa acredita que o nível de dividendos da empresa para 2011 tende a se elevar em relação aos dois anos anteriores, na medida em que o fim da política de descontos a que era submetida, poderá elevar seu bottom line e permitir que a posição do caixa se consolide, possibilitando a elevação do payout. 
Cielo
A Ativa espera que a Cielo continue apresente tendência de queda gradual de MDR e receitas de aluguel de POS, porém mais lenta que o movimento da Redecard. "É esperado que a empresa consiga compensar essa tendência com um ganho de volume negociado, porém com perda de market share", explica a corretora em relatório.
Telesp
A Ativa voltou a incluir as ações da Telesp na carteira defensiva, após a conclusão da incorporação das ações da Vivo pela companhia no início de junho. "Em nosso entendimento, a empresa deverá alcançar sinergias significativas com a unificação operacional da telefonia fixa com a móvel, tanto em custos e capex quanto em receitas, além do benefício fiscal do ágio a ser incorporado", completa Monica Araújo em relatório.