Outro ponto ressaltado é o crescimento do comércio eletrônico, que avançou 40% em 2010, alimentado pelo forte avanço do número de usuários da internet, que cresceu a uma media de 35,7% entre 2004 e 2009. Ainda há espaço para mais crescimento, já que a penetração em 2009 ainda era de 26,1%.
EmpresaAlém disso, o crescimento do setor deverá sendo pressionado pelas consolidações, com a Magazine Luiza sendo uma das empresas aptas a liderar esse movimento. A empresa conta com um plano de crescimento agressivo, com expansão para outras regiões do País.
Esse, porém, é o maior risco para a companhia: a probabilidade da execução desse plano ser ruim. Contudo, a empresa possui experiência em adaptação em novos mercados, importante, já que a equipe afirma que “comportamento dos consumidores brasileiros é tão diverso quanto à distância que os separa”.
Os analistas também ressaltam o modelo de negócios da empresa, focado em atrair e reter seus clientes, através de entendimento e comunicação com os mesmos, por meio de uma estrutura multi-canal integrada.
Braço financeiroA companhia também conta com um braço financeiro – Luizacred – que é um grande meio de incrementar margens. A joint-venture com o Itaú Unibanco (ITUB4) aumenta a base de consumidores, eleva o gasto médio de cada compra, bem como o fluxo nas lojas, ponderam os analistas do BB.
A empresa também tem como característica ser menos agressiva que os seus adversários domésticos, considerando a política de vendas “sem juros”, que representam apenas 15% das vendas em seu portfólio, contra 30% de seus adversários.
A Luizacred, lembra a equipe de análise, é uma companhia muito rentável, contribuindo com 8% de todas as vendas do grupo e 21% das margens brutas.
RiscosAlém do risco de execução, já mencionado, a equipe de analistas vê outros problemas no caminho da Magazine Luiza, como um aumento da taxa Selic maior do que o esperado – encarecendo o crédito e arrefecendo o consumo.
Outro fator importante é o aumento da competição no setor varejista, com guerras de preços pressionando as margens futuras dos participantes desse setor. A sua exposição ao mercado de serviços financeiros e a dificuldade de mesurar um aspecto de diferenciação também pode vir a atrapalhar a companhia, na análise do BB.