sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Planner inicia cobertura de papéis da Ecorodovias com recomendação de compra

Por: Equipe InfoMoney
24/09/10 - 16h20
InfoMoney


SÃO PAULO - A Corretora Planner iniciou nesta sexta-feira (24) a cobertura das ações da Ecorodovias (ECOR3), com recomendação de compra e um preço-alvo de R$ 13,84 - upside de 20,34% em relação ao último pregão. Para a equipe, a empresa possui condições estratégicas de crescer apoiada na aquecida economia brasileira, embora haja riscos de execução e de aumento da competição no setor. 

Por quê investir?
Na visão do analista Brian Tadeu Moretti, que assina o relatório, há três principais motivos para se apostar na companhia: o primeiro consiste na previsão de crescimento de tráfego da Ecorodovias em 2011, que deve se configurar como o maior entre as concessionárias rodoviárias listadas na bolsa. Segundo a Planner, as rodovias da empresa desfrutam de uma localização estratégica.

Os terminais logísticos da empresa também devem trazer ganhos, visto a possibilidade de gargalo logístico nos próximos anos. Por fim, a exposição aos quatro maiores portos brasileiros consiste em uma oportunidade de crescimento no longo prazo. 

As boas práticas corporativas da companhia também são motivo para otimismo. Para Moretti, o fluxo de caixa é previsível e diversificado, sem depender de fornecedores ou sazonalidades. Além disso, não há montantes significativos de investimentos planejados para as cinco concessionárias, exceto a Ecopistas.

Riscos
"Acreditamos que um forte crescimento ou diminuição do tráfego seja um dos principais riscos nas concessionárias de rodovias", pondera Moretti, em seu relatório. Podem afetar negativamente a companhia também o cenário competitivo, com novos leilões federais; e os riscos de execução, já que 75% dos recursos do IPO (Initial Public Offer, na sigla em inglês) devem ser destinados para financiar novas concessões ou aquisições.

Outra ressalva é a de que, embora possuam bastante liquidez, as ações da Ecorodovias ainda apresentam um volume de negociações bastante abaixo ao dos papéis da CCR Rodovias (CCRO3), ainda que seja superior frente a outras concorrentes, como a OHL Brasil.