sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Itaú rebaixa recomendação para ações da Gerdau, prevendo fracos resultados

Por: Nathália A. Terra Pereira
24/09/10 - 16h14
InfoMoney


SÃO PAULO – Os analistas Marcos Assumpção e Alexandre Miguel da Itaú Corretora revelaram nesta quinta-feira (23) relatório no qual rebaixam sua visão aos papéis da Gerdau (GGBR4) para “market perform”, citando projeções de fracos resultados no terceiro trimestre deste ano.

Segundo a dupla de analistas, o desempenho da siderúrgica entre julho e setembro deste ano deve decepcionar o mercado, e pouca melhora é esperada para a performance contábil do quarto trimestre. Dessa forma, a equipe passa a prever aos papéis um desempenho em linha com a média do mercado.

Previsões para terceiro trimestre
Para Assumpção e Miguel, a margem Ebitda (relação entre Ebtida e relação líquida) da Gerdau no terceiro trimestre deste ano deve cair para 18%, impactada por queda em todos seus segmentos regionais. O maior destaque negativo, no entanto, deve ficar para o seu desempenho no Brasil.

Os analistas preveem uma margem Ebtida no Brasil de 23%, o menor nível dos últimos cinco anos. A perspectiva pessimista é sustentada pela tendência de alta no preço de matérias-primas como o carvão, assim como pela queda nos preços internacionais do aço e pela maior competição enfrentada com a Açominas. “Apesar da forte demanda doméstica, a Gerdau enfrenta dificuldades”, afirmam.

Nos EUA e América Latina, as expectativas também não são muito animadoras. Segundo a dupla de analistas do Itaú, a margem Ebtida da siderúrgica no mercado norte-americano deve cair para 8%, também impactada por maiores custos primários, enquanto que na América Latina, o indicador deve cair para 13%.

Previsões para quarto trimestre e 2011
O tom de preocupação do Itaú estende-se também às perspectivas traçadas para os resultados dos últimos três meses deste ano e de 2011. Assumpção e Miguel afirmam que “as operações da Gerdau podem sofrer maior deterioração no quarto trimestre deste ano. As margens no Brasil e EUA devem seguir pressionadas por volumes sazonalmente baixos”.

Para 2011, a dupla reduziu sua estimativa para o Ebtida (geração operacional da caixa) da Gerdau de R$ 8 bilhões para R$ 7,5 bilhões, “a fim de dar conta dos resultados mais fracos domesticamente”. A previsão para a margem Ebtida no mesmo período também foi rebaixada, passando de 28% para 26%.