sexta-feira, 24 de setembro de 2010

S&P mantém rating da Petrobras em "BBB-", com perspectiva estável

Por: Equipe InfoMoney
24/09/10 - 13h45
InfoMoney

SÃO PAULO – Avaliando o perfil de crédito da Petrobras (PETR3, PETR4), a agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor’s) manteve o rating “BBB-“ da estatal, com perspectiva estável.

Existia o temor de que, se o processo de capitalização fosse inviabilizado, o plano de investimentos da empresa pesaria no nível de endividamento e poderia, por sua vez, alterar o perfil de crédito da Petrobras, levando a um corte nos ratings.

Posição dominante no mercado brasileiro
A agência justifica a manutenção da classificação com o bom desempenho da petrolífera nas atividades de produção e pela posição dominante na indústria brasileira de hidrocarbonetos.

De acordo com a S&P, o perfil financeiro da Petrobras é intermediário e a expectativa é de que a estatal gere um fluxo de caixa livre operacional negativo nos próximos anos. Entretanto, a estrutura de capital adequada, impulsionada pela capitalização, foi citada como fator redutor desse risco.

“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que a Petrobras vai sustentar seu perfil de negócios satisfatório, com uma forte posição na indústria brasileira de hidrocarbonetos junto com perspectivas positivas de aumento e diversificação de suas reservas”, disse a analista Paula Martins, da S&P.

Três principais agências
Confira na tabela abaixo como são as notas de longo prazo dentro da metodologia das três principais agências de classificação de risco:
S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
 A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo