quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ativa troca Eletropaulo por Equatorial em sua carteira defensiva de julho


Por: Thiago C. S. Salomão
07/07/10 - 07h00
InfoMoney

SÃO PAULO - Mantendo o foco no setor elétrico, a Ativa divulgou sua carteira defensiva para o mês de julho. Em relação ao mês anterior, a corretora realizou uma alteração: os papéis da Eletropaulo (ELPL6) deram lugar aos ativos da Equatorial Energia. AES Tietê, Telemar Norte Leste, Transmissão Paulista e Tegma completam a lista de sugestões.


Segundo a equipe da Ativa, a retirada das ações da Eletropaulo reflete a forte alta de  20,2% acumulada por elas em junho, valorização que compensou totalmente as perdas observadas no mês anterior por conta das notícias envolvendo processo movido contra a empresa pela Eletrobras. "Apesar de acreditarmos que a empresa seja um dividend player atrativo, acreditamos que a alta tenha sido exagerada no mês", apontam. 


Confira as recomendações:
Ação Código Peso
AES Tietê  GETI4   22,8% 
Telemar  TMAR5  18,2% 
Trans Paulista  TRPL4   20,1% 
Equatorial EQTL3  27,9% 
Tegma  TGMA3  11,1%


AES Tietê
Com desempenho bastante positivo em maio, outperformando de forma significativa o Ibovespa, os papéis têm sua recomendação assegurada por conta do perfil estável da AES Tietê, tanto pela característica do perfil de contratação da energia assegurada da empresa quanto pela localização do parque gerador, que mantém um fluxo hidráulico e financeiro relativamente constante. "A geradora tem dividend yield esperado para 2010 de 11%", destaca a corretora.


TelemarO desempenho negativo em junho (queda de 3,5%) foi reflexo da volatilidade causada pela não aceitação da proposta de troca das ações feita pela Telemar aos acionistas minoritários da Brasil Telecom. No entanto, a Ativa acredita que a não incorporação desses ativos não deve trazer danos significativos aos resultados futuros da companhia, sendo projetada uma melhora gradual em seus números operacionais neste ano.


Transmissão Paulista"A Transmissão Paulista tem, pela natureza de seu negócio, um appeal de muita estabilidade e dividend yield projetado para 2010 de 10%", destaca a Ativa, lembrando que a empresa se beneficia do aumento esperado para o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), uma vez que as tarifas de transmissão são anualmente reajustadas de acordo com a variação deste índice.


Equatorial Energia
A performance ruim nos últimos meses é o principal driver para a recomendação dos analistas da Ativa, já que, além de suas características defensivas e de seu dividend yield  projetado para 2011, de 11%, os papéis agora apresentam um potencial de valorização de mais de 30% em relação ao preço-alvo estimado para o final do ano, de R$ 20,70.  


TegmaApesar da forte alta apresentada em junho, a corretora ainda acredita no potencial defensivo dessas ações, tendo em vista o horizonte favorável traçado para a indústria automobilística no longo prazo e também para os dividendos a serem pagos pela empresa neste ano – as projeções da Ativa são de dividend yield de 8,2% em 2010.