quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ágora recomenda compra de ações da Gerdau, focando em cenário de consumo de aço


Por: Equipe InfoMoney
07/07/10 - 14h28
InfoMoney

SÃO PAULO – A Ágora corretora decidiu elevar o preço-alvo e a recomendação das ações da Gerdau (GGBR4), tendo como base perspectivas ainda mais favoráveis para a demanda por aço tanto no Brasil quanto no exterior.


Avaliando o fluxo de caixa descontado e os múltiplos da Gerdau, a equipe de research da Ágora projeta preço-alvo de R$ 38,20 por ação para o mês de dezembro deste ano e recomenda compra do papel.


“Ressaltamos que o expressivo potencial de valorização (60% em relação ao fechamento da véspera) encontrado corrobora para a nossa recomendação de compra para as ações da Gerdau”, declarou a corretora, em relatório publicado na manhã desta quarta-feira (7).


Demanda forteAlém do potencial de valorização elevado vislumbrado por analistas, outros fatores relacionados às perspectivas para o setor siderúrgico também levam a equipe a sugerir o investimento nos papéis da Gerdau.


Um deles faz referência à projeções para o consumo de aço na maior economia do mundo. “Expectativa de que os pacotes de investimentos em infraestrutura anunciados nos Estados Unidos deverão estimular a demanda por aços longos a partir do segundo semestre de 2010” é um dos fatores que elevam o otimismo, pontua a equipe de research da Ágora.


Se no front internacional as perspectivas são positivas, os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), bem como os projetos destinados à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 não permitem que aqui no Brasil o cenário seja diferente.


Além dos dois eventos que prometem impulsionar a demanda doméstica por aço, os investimentos no segmento imobiliário residencial do País também deverão elevar o consumo do produto. Os analistas da Ágora destacam que “a Gerdau é a maior fornecedora brasileira de vergalhões”.


Ademais, “a política de dividendos atrativa, com pagamentos trimestrais e distribuição mínima de 30% do lucro líquido no período” também é ponto atrativo no investimento no papel, conforme avaliam os analistas.


AtençãoA despeito das perspectivas favoráveis para a companhia, a Ágora alerta sobre a elevada correlação entre o desempenho das ações do setor siderúrgico com o índice Bovespa. Segundo os analistas, para que as ações da Gerdau subam é necessário que o índice negocie no campo positivo.