quinta-feira, 24 de junho de 2010

Citi revela otimismo sobre mercados emergentes, mas prefere asiáticos


Por: Equipe InfoMoney
24/06/10 - 18h22
InfoMoney

SÃO PAULO – “Nós continuamos otimistas com os mercados emergentes no longo-prazo, mesmo que eles ainda levem algum tempo, talvez até o fim do terceiro trimestre, para uma arrancada para um novo ciclo de alta”. Esta é a avaliação da equipe de research do Citigroup, ao voltar-se para as economias em desenvolvimento.


Em relatório, os analistas Geoffrey Dennis e Jason Press demonstram um otimismo ainda maior em relação à Ásia e reiteram a recomendação de overweight (peso acima da média do portfólio) para estes mercados, com destaque para a China, onde as recentes atitudes do governo foram vistas de maneira positiva pelos analistas.


“A perspectiva para a China continua forte na visão de nossos economistas, como exemplificado pela confiança mostrada pelas autoridades chinesas em sua recente decisão de reintroduzir uma política mais flexível em relação ao yuan”, comentam.


Por outro lado, a campanha para conter uma bolha no setor imobiliário chinês gera alguns riscos para a previsão do Citi de crescimento econômico de 10,5% em 2010 e 9,3% em 2011, completam os analistas.


Menos otimistaJá para os mercados da América Latina, os analistas do Citi reiteram recomendação neutra, embora comentem que "o momentum de crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] parece particularmente forte, no presente, especialmente no Brasil e no Peru".


Por sua vez, na Europa, a continuidade de preocupações relacionada à saúde fiscal dos países da região influenciam a manutenção da recomendação underweight (desempenho abaixo da média do mercado).