quinta-feira, 24 de junho de 2010

Analistas BofA ML alertam para perspectivas positivas da Usiminas


Por: Equipe InfoMoney
24/06/10 - 20h32
InfoMoney

SÃO PAULO - Felipe Hirai e Thiago Lofiego, analistas do Bank of America Merrill Lynch, divulgaram nesta quinta-feira (24) relatório sobre a Usiminas (USIM5, USIM3). Eles ressaltam o recente desempenho positivo das ações, que acumulam um valorização próxima de 10%em junho, contra o avanço de 1,41% do Ibovespa, e apontam que a tendência é a continuação do rali.


Entre os principais catalisadores para ação, os analistas destacam o anúncio da existência de um parceiro estratégico para ajudar a desenvolver o projeto de minério de ferro da siderúrgica. 
Hirai e Lofiego afirmam que o principal gargalo do plano é a falta de acesso ao mar, o que dificulta o escoamento do minério. "Uma parceria com um player existente, como a LLX (LLXL3), CSN (CSNA3) ou Vale (VALE5,VALE3) reduziria significativamente os riscos do projeto", avaliam os dois. 


Aumento do preço do açoOutro catalisador das ações é a perspectiva de aumento nos preços do aço. Segundo notícia da agência Reuters, a siderúrgica já estaria comunicando seus clientes sobre uma segunda rodada de aumentos de preços, desta vez de 10,75%, após a elevação de 11% a 15% em abril. Procurada pela InfoMoney, a assessoria da Usiminas não confirmou a informação. 


Este aumento é o dobro das projeções do banco norte-americano, que julgou difícil a implementação de outro salto de 10% nos preços. Os dois analistas afirmam que este acréscimo colocaria um prêmio de 25% sobre os preços do aço nacional em relação ao produto internacional. 


De qualquer forma, Hirai e Lofiego notam que a demanda por produtos siderúrgicos brasileiros continua em alta, com as remessas atingindo os níveis pré-crise. "Acreditamos que as remessas de placas pesadas podem crescer no segundo semestre, o que é particularmente positivo para a Usiminas".