quinta-feira, 24 de junho de 2010

BB Investimentos eleva preço-alvo da Copasa, com olhar positivo sobre o setor


Por: Equipe InfoMoney
24/06/10 - 12h13
InfoMoney

SÃO PAULO – O Banco do Brasil Investimentos decidiu elevar o preço-alvo das ações da Copasa (CSMG3) para R$ 32,50 e manteve a recomendação de manutenção, incorporando novas premissas para o setor de saneamento básico, condições macroeconômicas e também o resultado apresentado pela companhia no primeiro trimestre deste ano. O novo preço-alvo para dezembro de 2010 representa um upside de 28,9% em relação ao fechamento da última quarta-feira (23).


A demanda reprimida em serviços de esgotamento sanitário do País é um dos fatores que levam a equipe de research do BB Investimentos a traçar boas oportunidades para as empresas do setor no médio prazo, mesmo diante da “notória maturidade” do segmento, destaca a analista Letícia Soares Campo, que assina o relatório.


O fato de o Brasil ser sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 também deverá colocar o setor de infraestrutura em foco e com isso, empresas de saneamento básico deverão ser alvo de investimentos públicos e privados, comenta Letícia, fazendo referência também ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).


Pontos negativos
Ainda falando sobre o setor, há alguns pontos negativos para os quais o investidor deve ficar atento. Um deles é que mesmo com o processo de alteração da metodologia de cálculo das tarifas em estágio adiantado, até que a revisão seja concluída, predomina a imprevisibilidade em relação às tarifas.



Outro risco citado pela analista do BB Investimentos é “a proximidade do prazo limite estipulado para renovação das concessões (dezembro de 2010) sem que a totalidade dos acordos tenha sido regularizada”.


OperacionaisNa visão de Letícia, além das premissas setoriais, os números operacionais da Copasa também são destaques nos últimos anos. Ademais, a companhia também “possui índice de perdas de água abaixo da média e inadimplência entre as mais baixas da indústria (1,5%)”, ressalta.


A Copasa também se destaca pelo espaço que ainda possui para crescimento em Minas Gerais, sendo que ainda existem 240 municípios mineiros em que a empresa não atua ainda, comenta o BB Investimentos.


A analista ainda frisa que mais de 90% das receitas previstas até 2014 estão garantidas por contratos de concessões com vigência de 30 anos.