quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brascan reinicia cobertura de B2W projetando desempenho em linha com o mercado


Por: Equipe InfoMoney
24/06/10 - 18h14
InfoMoney

SÃO PAULO - Reiniciando a cobertura sobre as ações da B2W (BTOW3), a Brascan Corretora destacou a liderança da companhia no segmento "e-commerce" (comércio pela internet), mercado este que tem registrado forte crescimento no Brasil. Contudo, a expectativa de que a concorrência fique mais acirrada limita o otimismo da corretora, que recomenda "market perform" (performance em linha com o mercado) para as ações da empresa.


O preço-alvo projetado para o final deste ano, de R$ 40,11, sugere um upside de 22,7% em relação à cotação de fechamento desta quinta-feira (24).


Crescimento contínuo de e-shoppers
Em seu relatório, a analista Julia Monteiro mostra que, embora o número de pessoas com acesso à internet esteja registrando forte crescimento nos últimos anos, ainda há muito espaço para crescer, na comparação com outros países. "Em 2009, aproximadamente 26,1% dos brasileiros possuíam acesso à internet", diz. "Notamos que o Brasil está muito aquém dos países maduros, o que reforça nossa aposta de manutenção do crescimento acelerado", completa.


Acompanhando o maior número de brasileiros navegando na internet, Julia acredita em uma forte evolução no total de "e-shoppers", os que são os consumidores pela internet. Para a analista, esse grupo de pessoas deverá evoluir de 17,6 milhões - montante estimado para 2009 - para 23 milhões em 2010, o que sinaliza um crescimento de 30,7%, "evolução apoiada pelos novos sistemas de segurança, que promovem maior confiança e rapidez aos consumidores nas compras via internet".


Por fim, o cenário macroeconômico atual também ajuda a fortalecer as expectativas da Brascan acerca do crescimento do setor. "O varejo depende diretamente da disponibilidade de crédito e do nível da taxa de juros", ressalta Julia. Em meio ao momento positivo da economia brasileira, a renda da população tende a aumentar e, com isso, o apetite ao consumo também. Diante disso, a tendência é que o e-commerce, mercado pouco explorado por aqui, continue em constante evolução, beneficiando a B2W, empresa líder no segmento.


ConcorrênciaNo entanto, o horizonte da B2W não é tão positivo assim. E o principal motivo para minimizar o otimismo da Brascan diante da companhia é a concorrência. "O ano de 2009 foi marcado pelo acirramento da concorrência", disse Julia em seu relatório, destacando que, por conta disso, a empresa tem realizado modificações em seu mix de produtos para não sofrer tanto com os impactos causado pelos novos entrantes.


"A empresa vem sendo afetada pelo crescimento do número de sites que disponibilizam serviços similares, resultando em compressão de suas margens. Sendo assim, a B2W optou pela estratégia de incluir mercadorias e serviços com menor concorrência, em sua carteira, a fim de garantir rentabilidade nas suas operações", conclui a analista. Além de novos sites criados, Julia destaca as recentes fusões que ocorreram no setor, fortalecendo os portais de venda já existentes.


Apesar de prever uma evolução no faturamento da B2W em 2010, a especialista da corretora acredita que o "market share" (participação de mercado) da varejista online diminua para 44% ao final deste ano, ante 48% relatado em 2009. Vale mencionar que, em 2007, essa fatia era de 57%.