quinta-feira, 20 de maio de 2010

Revisão orçamentária prevê alta de 5,5% do PIB em 2010

BRASÍLIA - A última reestimativa de receitas e despesas orçamentárias do governo levou em conta um cenário econômico de maior crescimento e inflação mais elevada em 2010, informou o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão nesta quinta-feira.

O governo elevou o prognóstico de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) para 5,5 por cento, ante estimativa anterior de 5,2 por cento.

A previsão de inflação pelo IPCA aumentou de 5,0 para 5,5 por cento e a pelo IGP-DI avançou de 5,91 para 9,14 por cento.

Apesar da alteração, a projeção para o PIB permanece bem abaixo do projetado pelo mercado, de alta de 6,3 por cento, segundo o relatório Focus, e também está na banda inferior da nova estimativa antecipada pelo Ministério da Fazenda. O secretário de Política Econômica, Nelson Barbosa, havia dito no início do mês que o governo reveria sua estimativa de crescimento para algo entre 5,5 e 6,5 por cento.

A estimativa do governo para a Selic média no ano passou de 8,70 para 9,19 por cento e a de câmbio médio foi de 1,82 para 1,79 real por dólar, ainda segundo a revisão orçamentária.

A reavaliação de despesas e receitas levou o governo a bloquear 10 bilhões de reais do Orçamento, conforme anunciou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na semana passada. O detalhamento das despesas a serem bloqueadas deve ser feito em decreto ainda a ser publicado.

Fonte: Reuters