quinta-feira, 20 de maio de 2010

Petrobras: HSBC comenta detalhes da capitalização e reitera recomendação

Por: Equipe InfoMoney
20/05/10 - 13h24
InfoMoney


SÃO PAULO - Após uma teleconferência de comentário de resultados cujo foco foi todo voltado para a capitalização da Petrobras (PETR3, PETR4), os analistas do HSBC comentaram mais detalhes do assunto e reiteraram a recomendação acima da média do mercado, com preço-alvo de R$ 48 por ação ordinária - upside de 49,11% frente ao fechamento de 19 de maio.

Detalhes da capitalização
A empresa confirmou que espera para a próxima semana a conclusão da votação sobre o projeto de capitalização no Senado, o qual seguirá, se aprovado, para o Conselho de Administração da petrolífera, que incluirá além de sua aprovação formal a especificação do tamanho máximo da oferta de ações pretendida pela empresa. Deopis, o prijeto segue para Assembléia Geral Extraordinária e será registrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

"O porte da oferta ainda não foi decidido, já que a administração da Petrobras está agora analisando sua necessidade de financiamento além de 2010", observaram os analistas Anisa Redman e Alexandre Gartner, que acreditam que o processo até o registro na CVM deve levar cerca de 20 dias.

Redman e Gartner explicam ainda que a capitalização será via oferta pública de ações, mas os detentores de ações terão direitos prioritários equivalentes, "desde que ofereçam preço de mercado para as novas ações", ponderam. Outro ponto importante é que o governo pretende aumentar sua participação na Petrobras, caso seja possível, obtendo ações não desejadas (sobras).

Avaliação dos barris
Com relação à avaliação dos cinco milhões de barris de óleo equivalente (boe), a incerteza permanece, afirmam os analistas. A Petrobras ainda não confirmou a estimativa de  recursos feita pela ANP (Agência Nacional de Petróleo), de 4,5 milhões de boe para o poço Franco. "Isso, é claro, implicará uma avaliação muito preliminar de US$/barril, a qual será refeita duas vezes dentro dos próximos dois anos", enfatiza a equipe, que não se diz surpresa com a indefinição da fórmula para reavaliação.

Valuation
Os analistas destacam o múltiplo P/L (relação entre preço da ação e lucro esperado) de 10,2 evzes para 2010, que representa um desconto de 15% frente aos pares do mercado emergente, e um desconto de 10% ante o P/L do segundo semestre de 2008, o piso cíclico para o múltiplo.