quinta-feira, 20 de maio de 2010

Iniciando cobertura do Banrisul, Barclays destaca segmento de crédito

Por: Equipe InfoMoney
20/05/10 - 13h00
InfoMoney


SÃO PAULO - O Barclays Capital anunciou nesta quarta-feira (19) a inclusão do Banrisul (BRSR6) ao seu universo de cobertura. Segundo Fabio Zagatti e Robrto Attuch, analistas do banco britânico, a instituição financeira está entre as mais bem posicionadas do setor para capturar o crescimento do crédito no País. 

"Acreditamos que os saudáveis balanços, a forte base e a sólida estrutura do Banrisul oferecem a melhor oportunidade para capturar o agressivo crescimento de oferta de crédito esperado daqui pra frente", explicam os dois analistas, que calcularam um preço-alvo de R$ 20 para as ações, com recomendação overweight - perspectiva de retorno superior a média do universo de cobertura.

Perspectiva
"Destacamos que o Banrisul está entre os 10 maiores grupos financeiros do País, com um considerável setor de varejo", apesar de sua estratégia de crescimento mais conservadora, revelam os analistas do Barclays. De fato, desde 2007, o banco se mostra mais ativo no segmento de geração de crédito, superando o desempenho de seus pares nacionais no setor. 


"A combinação destes fatores de força, em conjunto como uma melhora na eficiência de custos e uma gradual melhora na sua estrutura de dívidas, deve resultar em um interessante perfil de crescimento nos próximos anos", explicam. "Esperamos que a paciência dos investidores seja recompensada".

Em relação ao retorno sobre o patrimônio, indicador em que o banco apresenta deficiência na comparação com as grandes instituições do País, Zagatti e Attuch apontam a menor alavancagem do Banrisul como o motivo. 

Riscos
Na sua condição de banco regional, um dos principais riscos enfrentados pelo Banrisul é o risco da concentração 
de suas receitas. De acordo com os cálculos do Barclays, cerca de 90% dos ganhos do banco provém do estado do Rio Grande do Sul. Como consequência o lucro da companhia é muito suscetível às dinâmicas da economia estadual. 

Em um ano de eleições para presidente e para governador, esta ligação pode acabar penalizando as atividades da empresa e o desempenho das ações em bolsa.

Por fim, os analistas alertam que, caso o banco mantenha a sua atual estratégia de atuação, existe o risco de perda de market share para players mais agressivos, o que pode gerar um impacto adverso sobre o resultado da empresa.