terça-feira, 3 de maio de 2011

Após ganhos de 7,8% em abril, XP mantém carteira de small caps para maio

03 de maio de 2011 • 18h12Por: Natália Wagner Rodrigues
SÃO PAULO - Após um excelente desempenho em abril, a XP Investimentos manteve sua carteira recomendada de small caps para o mês de maio. Não houve inclusões ou exclusões, porém a corretora optou por elevar a participação de Randon (RAPT4) e BR Properties (BRPR3), passando de 17% para 20% cada.
Para a corretora, o mau desempenho da bolsa brasileira em abril não se trata de falta de atratividade ou crise econômica, mas alguns "velhos fantasmas" seguem pressionando o País. Questões como inflação, câmbio, crescimento e investimentos ainda não estão resolvidas e acabam pesando para a economia de modo geral. 
Porém, esse problema é visto pela corretora como algo bom, à medida que permitirá ajustes e melhoras. Como o momento é positivo, alguns setores enfrentam gargalos, sendo assim, novos investimentos poderão ajudar na solução do problema. 
PerformanceEm abril, o portfólio recomendado de small caps da XP acumulou uma alta de 7,8%, performance 11,4 pontos percentuais acima da desvalorização de 3,6% do Ibovespa no mesmo período. "Esse mês o vento soprou a nosso favor e parece que o mercado ficou atento às empresas da nossa carteira", destacou a corretora, ressaltando os sólidos fundamentos das empresas que compõem o portfólio.
O destaque positivo do mês anterior ficou com a Mills (MILS3), que se recuperou da queda de 4,7% de março e avançou 19,9%. A conclusão da emissão de R$ 270 milhões em debêntures deve reforçar a posição de caixa da empresa, segundo a XP. 
Empresas
banco Pine (PINE4), por outro lado, teve uma alta mais modesta: 2,0% em abril. Para a XP, alguns fatores ainda afetam negativamente as ações do banco, como o aperto monetário praticado na economia brasileira, a contenção do crédito e a forte concorrência no segmento foco da empresa, com grandes bancos ampliando a participação no chamado Middle Market.
Para a Randon, a expectativa é de bons números no primeiro trimestre, com os dados de vendas em abril podendo trazer "surpresas positivas". A corretora também se mantém confiante como relação às ações da BR Properties, uma vez que a empresa se beneficia do cenário de alta inflação e da forte demanda por aluguéis no estado de São Paulo. 
Confira a carteira de small caps da XP para maio:
EmpresaCódigoPeso
ValidVLID315%
RandonRAPT420%
Banco PinePINE415%
CR2 EmpreendimentosCRDE315%
MillsMILS315%
BR PropertiesBRPR320%