segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Corretora eleva target da Vale ao levar em conta precificação trimestral

Por: Equipe InfoMoney
09/08/10 - 16h19
InfoMoney


SÃO PAULO - Em relatório divulgado nesta segunda-feira (9), a corretora do Banco Fator elevou o preço-alvo das ações preferenciais da Vale (VALE3VALE5) para R$ 60,00 em junho de 2011, o que representa um upside de 36,1% em relação ao fechamento de sexta-feira (6).

De acordo com a corretora, as novas estimativas para empresa têm por objetivo incorporar alterações nas premissas macroeconômicas, o resultado do segundo trimestre de 2010 e a expectativa de variação do preço do minério de ferro  no curto prazo. A recomendação dos analistas Rodrigo Fernandes e Luis Nunin, que assinam o relatório, é de compra. 

De acordo com o relatório da Fator, a alteração do sistema de precificação do minério de ferro, baseado agora no patrão trimestral, que reflete o preço spot no mercado chinês, teve "forte" impacto positivo no resultado para o segundo trimestre da companhia. A expectativa é que essa mudança ainda impulsione resultados nos próximos meses, embora já exista pressão para que a mineradora reduza os preços, especialmente a partir do último trimestre deste ano, explicam os responsáveis pelo relatório. "Essa tendência pode ser observada nos preços spot e reflete incerteza quanto à demanda de aço na China e a recuperação irregular da demanda de minério e da atividade econômica na Europa", escreve a Fator em sua análise.

Aquisições
Na revisão de estimativas para a companhia, a corretora destacou ainda o noticiário recente envolvendo a empresa, como a aquisição de ações da Fosfertil (FFTL4) detidas pela Bunge, Mosaic e Yara. Nesse caso, a mineradora adquiriu ainda operações minerais da Bunge em fosfato no Brasil. De acordo com a corretora, o objetivo da Vale é ser um player "relevante" em fertilizantes fosfatados e à base de potássio na América Latina, com a possibilidade de organizar seus ativos de fertilizantes sob uma única empresa.

O relatório ainda cita a definição do segmento de alumínio como ativo não-estratégico e o fim da greve nas operações de níquel no Canadá. Além disso, a Vale fez uma proposta para aquisição de ações da Paranapanema (PMAM3), o que, segundo o relatório da Fator, é parte da estratégia de aumentar participação do cobre na receita.