quarta-feira, 28 de julho de 2010

Resultado do Bradesco recebe elogios de analistas do Barclays e da Ativa

Por: Equipe InfoMoney
28/07/10 - 14h26
InfoMoney


SÃO PAULO - Além de ter sido bem recebido pelo mercado, levando as ações preferenciais do banco (BBDC4) a uma das melhores performances do Ibovespa no pregão, os resultados do Bradesco divulgados na manhã desta quarta-feira (28) são bem avaliados tanto pela equipe do Barclys Capital como pela da Ativa Corretora.

“Um forte resultado”, classificam Roberto Attuch e Fabio Zagatti, analistas que assinam o relatório do Barclays. “Acreditamos que os bancos brasileiros permanecem em um ponto favorável de bom crescimento do crédito, margens estáveis e, especialmente, melhora na qualidade dos ativos”, comentam.

Além disso, enaltecem as ações das instituições financeiras do País. “Acreditamos que os bancos do Brasil estão entre os mais baratos da América Latina”.

Pontos positivos 
Entre os destaques do balanço do Bradesco, a dupla de analistas destaca o lucro líquido acumulado, “2% acima de nossas expectativas”, e o sólido crescimento da carteira de crédito, o qual atingiu 5%, (1 ponto percentual a mais que o esperado pelo Barclays).

Ademais, Attuch e Zagatti avaliam que a melhora na qualidade dos ativos veio acima das expectativas, fato que “irá proporcionando a alavancagem operacional do Bradesco e de outros bancos da País”. Com esta melhora, preveem revisões nas projeções de lucros do bancos, uma vez que “o mercado ainda está muito conservador em suas projeções para despesas com provisões de perdas com crédito estimadas para 2010 e 2011”.

Sinal amarelo e valuation
Embora a avaliação seja bastante positiva sobre os números, um destaque negativo é apontado pelo Barclays: as despesas administrativas e com pessoal. “Notamos que a evolução das despesas operacionais tem sido a principal preocupação quanto à rentabilidade do Bradesco”, concluem.

A recomendação permanece em equalweight e o preço-alvo em R$ 38,00 – cifra equivalente a um potencial teórico de apreciação de 23,33%, conforme o fechamento do último pregão.

Batendo expectativas“Positivo”. Esta é a visão da Ativa face aos números do banco. “O Bradesco divulgou hoje seus resultados do 2T10 com números que vieram ligeiramente superiores às nossas expectativas e às do consenso de mercado”, comenta a analista responsável pelo relatório da corretora, Laura Lyra Schuch.

Dentre os destaques do período, a analista frisa a “combinação favorável de crescimento da margem financeira aliado a menores despesas com PDD (provisão para devedores duvidosos)”.

Além disso, a melhora do índice de eficiência do banco, a contração observada na inadimplência e a recuperação do retorno sobre o patrimônio líquido médio recorrente, o qual atingiu 22,4% no período (1,0 p.p. acima das projeções da Ativa) também despertaram o otimismo da corretora.

Otimismo e valuation
“Entendemos que o Bradesco, dada sua extensa capilaridade, está bem posicionado para se aproveitar do cenário de expansão que esperamos para o setor como um todo em 2010, diante da retomada do crescimento do crédito, queda da inadimplência e aumento das taxas de juros”, conclui a Ativa.

Com relação ao valuation, também nada alterado: recomendação de compra dos papéis e um preço-alvo de R$ 41,49 por ação (potencial teórico de valorização de 36,64%).