quarta-feira, 28 de julho de 2010

Fitch eleva rating nacional de longo prazo do grupo Cemig e destaca forte liquidez

Por: Rafael de Souza Ribeiro
28/07/10 - 15h49
InfoMoney


SÃO PAULO - A Fitch Ratings anunciou nesta quarta-feira (28) a elevação dos ratings da Cemig (CMIG4) e de duas subsidiárias da empresa, com destaque ao rating nacional de longo prazo de cada companhia, que passou de 'A+(bra)' para 'AA(bra)'.

Por parte da Cemig Distribuição (Cemig D) e Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), controladas da companhia mineira de distribuição de energia, além dos respectivos ratings nacionais, foram elevados os ratings de emissão de debêntures, também de 'A+(bra)' para 'AA(bra)'.

De acordo com a agência de classificação risco, a elevação dos ratings reflete o perfil conservador do grupo, “com forte liquidez e medidas de crédito satisfatórias, mesmo após o desafio de realizar relevantes aquisições nos últimos dois anos”, avalia.

Além disso, o bom desempenho do setor elétrico ante a crise econômica, somada à percepção da Fitch com relação ao menor risco regulatório do segmento, favorece a análise da empresa.

“Em bases consolidadas, a Cemig apresenta sólido perfil financeiro, decorrente de sua baixa alavancagem líquida, elevado fluxo de caixa proveniente de suas operações e forte posição de liquidez”, reforça a agência.

Possíveis alteraçõesSegundo a Fitch, os ratings da empresa poderão ser negativamente afetados caso a Cemig não consiga conciliar crescimento orgânico e nível de endividamento.

Do outro lado, um novo upgrade ocorrerá caso haja redução da alavancagem do grupo Cemig, propiciada pelo maior nível de geração operacional de caixa.