quarta-feira, 23 de março de 2011

Banif inicia cobertura de Drogasil e Raia, destacando políticas de expansão

Por: Equipe InfoMoney
23/03/11 - 07h29
InfoMoney



SÃO PAULO - A Banif iniciou nesta terça-feira (22) a cobertura do setor varejista brasileiro com duas das maiores drogarias do País. A primeira delas, a Droga Raia (RAIA3), recebeu recomendação de compra e preço-alvo de R$ 34,40. Em seguida, a Drogasil (DROG3) ganhou a recomendação neutra e target de R$ 14,50. Os upsides para os dois papéis são de 38,15% e 34,40%, respectivamente.


A corretora sustenta perspectivas bastantes otimistas para o segmento farmacêutico neste ano. A economia doméstica traz uma projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5% pelos próximos anos, sustentada pelo aumento da disponivilidade de crédito e melhoria do poder de compra e confiança do consumidor.


EmpresaCódigoRecomendaçãoPreço-alvoUpside
DrogasilDROG3neutraR$ 14,5015,44%
Droga RaiaRAIA3compraR$ 34,4038,15%
Além das boas perspectivas econômicas, a Banif lembra que nos últimos dois anos, o desempenho das drogarias superou em 48% o setor varejista. A maior expectativa de vida da população, a expiração de patentes e um tíquete médio de compras relativamente baixo - ou seja, pouco dependente de crédito - tornam o segmento promissor.


Pontos atrativosAinda há muito espaço para crescer em meio a fragmentação do setor farmacêutico, que em 2009 tinha 50% das receitas concentradas em empresas independentes. As redes de grandes drogarias representaram 22,5% do mercado no mesmo ano. Desta forma, ainda há espaço para crescer nos próximos anos, tanto organicamente como por meio de aquisições, diz a Banif. 


Vale lembrar que as drogarias também estão expandindo a venda de produtos não-farmacêuticos, que correspondem a cerca de 30% das receitas de ambas as empresas. Em 2004, as vendas de produtos de higiene e cuidados pessoais representavam 9% do faturamento, e em 2009 pularam para 15,1%, ganhando uma fatia que pertencia aos supermercados.


Consumo de medicamentos no País ainda é pequenoPor outro lado, o mercado brasileiro ainda guarda pontos negativos. Um deles é o consumo defasado de medicamentos em relação a outros países, já que os planos de saúde locais não costumam reembolsar este tipo de gasto. Na Argentina, país com características bastante semelhantes ao Brasil, o gasto médio anual per capita em 2009 foi de US$ 142, enquanto por aqui ficou em US$ 68.


"O consumo deve aumentar consideravelmente nos próximos anos, devido ao cenário econômico positivo citado acima, especialmente pelo poder de compra da população e pelo lançamento de novos medicamentos genéricos", diz a equipe da Banif em relatório.


Droga RaiaA rede que realizou seu IPO (Initial Public Offer) no último ano, cresce organicamente e tem a política mais agressiva em relação a abertura de lojas no segmento. Por conta de sua recente capitalização, a corretora acredita que o plano de expansão seguirá com fôlego nos próximos anos, permitindo um crescimento mais veloz do que a concorrência.


Mesmo com margens pressionadas, os ganhos de escala e barganha com fornecedores tendem a melhorar a rentabilidade da empresa e reduzir a diferença entre suas margens e a de seus pares.


Drogasil
Já a Drogasil, busca preservar sua elevada margem de lucros. A empresa tem um sólido desempenho operacional e um fluxo de caixa saudável que pode apoiar um plano de expansão nos próximos anos. "Em nossa opinião, o principal desafio da Drogasil é aliar a sua filosofia de crescimento sustentável, com uma expansão rápida, de modo a não perder participação em um mercado em consolidação", diz a Banif.