segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

XP aumenta peso da Petrobras em carteira recomendada para fevereiro

Por: Equipe InfoMoney
04/02/11 - 17h01
InfoMoney


SÃO PAULO - A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada para o mês de fevereiro. O portfólio sofreu alterações frente ao mês anterior, com as ações da Marfrig (MRFG3) e da Hypermarcas (HYPE3) sendo substituídas pelos papéis da Vale Fertilizantes (FFTL4) e da Brasil Telecom (BRTO4).


corretora retirou as ações da Marfrig do portfólio em função da "pressão do dólar desvalorizado sobre suas exportações e do elevado patamar de arroba bovina no mercado interno". Além disso, a XP também pontuou que o cenário de incertezas com relação ao futuro da empresa pode ser prejudicial para as ações no curto e no médio prazo.


Já os papéis da Hypermarcas foram retirados basicamente devido a alta na inflação no mês anterior, que deu margem para o encarecimento do crédito. Por ser caracterizada por demandar muito crédito em suas operações, a Hypermarcas "tenderia a ter seus reultados pressionados", destacou a XP.


Outra alteração realizada pela XP no mês foi a redução do peso das ações da OGX Petróleo (OGXP3), aumentando em contrapartida a exposição da carteira aos papéis ordinários da Petrobras (PETR3). "A redução de OGX deve-se em parte a perda de participação a que o ativo percebeu em função das quedas observadas este mês", explicou a XP. Para a Petro, a corretora disse que o aumento da exposição deve-se ao contínuo avanço das cotações do petróleo na cena externa.


Perfomance
Em janeiro, a carteira recomendada pela XP teve queda de 7,5%, enquanto o Ibovespa apresentou desvalorização de 3,94%. Alguns dos motivos que justificam esse fraco desempenho, segundo a corretora, foram o novo aumento nos juros, a adoção de medidas macroprudenciais e a saída de estrangeiros da BM&F Bovespa no período.



Confira a carteira da XP para fevereiro:
EmpresaCódigoPeso
OGX ONOGXP38%
Vale ONVALE310%
Gerdau Metalúrgica PNGOAU47%
Itausa PNITSA412%
Ambev PNAMBV410%
Petrobras ONPETR315%
AES Tietê PNGETI410%
Brookfield ONBISA38%
Vale Fertilizantes PNFFTL410%
Brasil Telecom PNBRTO410%