quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

HSBC divulga carteira para o mês reduzindo exposição ao consumo interno

Por: Equipe InfoMoney
05/01/11 - 17h48
InfoMoney


SÃO PAULO – O HSBC divulgou sua carteira de top picks para o mês de janeiro, promovendo a exclusão da Redecard (RDCD3), Hering (HGTX3) e Energias do Brasil (ENBR3) do portfólio recomendado, dando espaço aos papéis da Gerdau e da OdontoPrev. Já Petrobras e Cemig tiveram suas participações elevadas.


“Para o presente mês, optamos pela menor exposição aos setores ligados ao consurmo interno e maior exposição aos setores ligados ao investimento e à infraestrutura. Além disso, mantivemos o perfil da carteira mais defensivo em relação ao Ibovespa, por conta dos maiores riscos (internos e externos) ainda presentes”, justificaram Carlos Nunes e Débora Agonilha, que assinam o relatório.


Cenário econômico para 2011A equipe do HSBC destacou que o pacote fiscal aprovado nos EUA deverá apoiar uma recuperação econômica e estimular o crescimento do PIB naquele país. “Isso reduz significativamente, ao menos por ora, a probabilidade de uma nova recessão nos EUA”, indicaram.


Já na Europa, a crise da dívida soberana deverá continuar a alimentar os temores dos investidores em 2011, ao passo que os economistas do HSBC sugerem uma maior integração fiscal entre os países para lidar com as questões do setor bancário de forma coordenada. “Continuamos a esperar notícias potencialmente negativas vindas da Europa”, alertam.


Por outro lado, o crescimento estimado de 9% para o PIB (Produto Interno Bruto) da China favorecerá o preço das commodities, revelam, apesar dos riscos no curto prazo de superaquecimento e de inflação.


Enquanto isso, apesar das medidas macro-prudenciais adotadas pelo Banco Central do Brasil em dezembro, os analistas projetam o início do ciclo de alta dos juros para este mês, levando em conta a linguagem da autoridade monetária no último Relatório de Inflação. 


JustificativasApós tais constatações, a equipe do HSBC incluiu os papéis da Gerdau de modo a elevar a exposição aos setores mais ligados ao crescimento do investimento em infraestrutura no País, além de observar que o pacote fiscal nos EUA poderá se tornar um gatilho para os papéis.


Além disso, de modo a contemplar uma visão mais defensiva, foram adicionadas ao portfólio as ações da Odontoprev, cuja joint-venture com o Banco do Brasil pode impulsionar os papéis, o que ainda não consta no modelo de avaliação.


Quanto à Petrobras e à Cemig, em ambos os casos a justificativa foi a de que o desconto em relação à avaliação está relativamente elevado.


Já a retirada da Energias do Brasil se deu pela forte valorização em dezembro (7,7%), aproximando-se do preço-alvo estimado, ao passo que Hering e da Redecard sofrem com a possibilidade de aperto monetário e novas medidas macro-produenciais para restringir o consumo no curto prazo.


CarteiraNo último mês, a carteira recomendada do HSBC registrou valorização de 2,3%, levemente abaixo dos 2,36% de alta do Ibovespa. A Petrobras e a AmBev lideraram a ponta positiva, com avanço de 12,5% e de 11,3% nas cotações, respectivamente, ao passo que as ações da Redecard e da Hering desvalorizaram-se em 5,6% e em 9,9%, respectivamente. Confira abaixo as principais recomendações do HSBC para o mês:
Empresa  Ticker     Participação   
AmBev PNAMBV415%
PetrobrasPETR315%
ValeVALE515%
CemigCMIG415%
CCR CCRO310%
OdontoPrevODPV310%
OGX PetróleoOGXP310%
GerdauGGBR410%


Lista complementar de açõesAlém disso, é divulgada uma lista complementar de ações que têm, na visão do HSBC, um bom potencial de valorização. “Estas ações são alternativas interessantes para os que desejam ter carteiras com um maior número de ações ou mesmo para troca por ações que estão na carteira, de acordo com preferências setoriais e oscilações relativas ao longo do mês”, apontam os especialistas.
     Empresa      Ticker   
ALL LogísticaALLL3
Lupatech ONLUPA3
SLC Agrícola ONSLCE3
Brasil Foods ONBRFS3
Amil ONAMIL3
PDG Realty ONPDGR3
UsiminasUSIM5
Vale ONVALE3
Petrobras PNPETR4