sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Confirmação parcial de encomenda da Embraer surpreende analistas

Por: Equipe InfoMoney
05/11/10 - 09h41
InfoMoney

SÃO PAULO – A Embraer (EMBR3) anunciou na última quinta-feira (4), já depois do fechamento do mercado, que a norte-americana Republic Airways confirmou a encomenda de apenas seis aeronaves EMBRAER 190, ante a carta de intenções para 24 aviões, divulgada na feira de aviação de Farnborough, ocorrida na Inglaterra em julho.


No comunicado, a fabricante brasileira afirmou ainda que os outros 18 aviões podem ser confirmados até o próximo dia 15 de abril.


Mercado de vôos regionais dos EUA
Na visão dos analistas Stephen Trent e Angela Lieh, do Citigroup, o mercado aguardava ansiosamente a confirmação da encomenda da Republic Airways antes do fim deste ano, sendo que o acordo para apenas seis aeronaves surpreendeu.



Os analistas citam como um dos possíveis motivos as atuais negociações entre companhias aéreas e sindicatos de pilotos, que podem resultar em alteração do número de operações com aviões de corredor simples.


Entretanto, sem tirar nenhuma conclusão sobre os possíveis motivos para essa opção da Republic Airways, os analistas afirmam que devem continuar monitorando a demanda do mercado norte-americano para vôos regionais.


Embraer
Já sobre a Embraer, a dupla diz que “enquanto o fluxo de notícias de curto prazo foi positivo, nós não acreditamos que os fundamentos por trás do noticiário seja tão positivo a ponto de as ações da brasileira serem negociadas com prêmios em relação a outras empresas do mercado aeroespacial global e do mercado brasileiro de transporte”.



Por fim, o preço-alvo para as ADRs (American Depositary Receipts) da Embraer é de US$ 31,00, downside (potencial teórico de desvalorização) de 0,8% em relação à cotação do último fechamento.