terça-feira, 26 de outubro de 2010

Itaú inicia cobertura das ações dos bancos Bradesco, Banco do Brasil e Santander

Por: Equipe InfoMoney
26/10/10 - 19h52
InfoMoney


SÃO PAULO - A Itaú Corretora iniciou nesta terça-feira (26) a cobertura das ações dos bancos brasileiros Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3). As perspectivas são otimistas, com recomendação underperform (desempenho abaixo da média do mercado) para o primeiro e outperform (desempenho acima da média do mercado) para os demais.


Entre os pontos avaliados, são considerados os fundamentos macroeconômicos positivos para a economia brasileira, as margensfinanceiras e o espaço para expansão do crédito no País. As taxas de capitalização, por sua vez, devem superar o mínimo proposto em Basiléia III, utilizando capital tangível.


O Bradesco é a escolha preferencial da corretora no setor. O banco, que possui forte presença no Brasil, deve tirar mais proveito do crescimento da economia doméstica frente seus pares citados no relatório. Além disso, os produtos de seguros oferecidos pelo banco apresentam uma penetração além da esperada no mercado e seu ROE (Retorno sobre Capital) se destaca entre os bancos de grande porte.


Banco do Brasil e SantanderCom a sugestão outperform, o Banco do Brasil apresenta como pontos positivos sua ampla carteira de clientes, espaço para ganhos em eficiência, e um bom potencial de valorização dos papéis. As perspectivas do Itaú levam em conta também os riscos relacionados ao superávit da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) e os impactos deste evento sobre a taxa de capitalização Basiléia III.


Já o Santander tira proveito de perspectivas de crescimento do crédito no País, além de ganhos de sinergia e eficiência. No entanto, a menor rede de franquias do banco o impede de chegar aos níveis de ROE de seus pares. Desta forma, a recomendação underperform reflete o potencial de valorização abaixo dos concorrentes.