terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fechamento de Mercado

Fechamento no mundo


Em um cenário conturbado, as principais bolsas europeias encerraram o dia perto da estabilidade. De um lado a melhora na confiança do consumidor na Alemanha e bons dados da economia no Reino Unido animaram os mercados. Porém, preocupações em relação à capacidade de refinanciamento de alguns países da zona do euro voltaram a assombrar os investidores.

Em Wall Street o dia amanheceu em queda, na onda da renovação dos receios com a Irlanda e a Espanha, na Europa. Após isso, um sentimento de aversão a risco se instalou nos mercados pela manhã, principalmente após a divulgação de decepcionantes dados de confiança do consumidor, abaixo das expectativas do mercado. Porém, no meio da tarde, o anúncio da farmacêutica Wallgreen reportando um crescimento nos lucros acima das previsões dos analistas, assim como notícias de fusões e aquisições no setor, animaram os mercados, levando as principais bolsas do país a um fechamento em leve alta.


Fechamento no Brasil


Dessa vez acompanhando as bolsas internacionais, a Bovespa teve uma sessão de ganhos, recuperando o 69 mil pontos, e encerrou o dia em alta de 0,60%, aos 69.227,63 pontos.

As ações relacionadas a commodities metálicas foram um dos destaques positivos da sessão, na esteira da alta dos metais no mercado internacional.

No cenário cambial, declarações do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que há uma possibilidade do Brasil aumentar o IOF sobre capital estrangeiro trouxe cautela ao mercado de câmbio, levando o dólar a um fechamento em leve alta.