terça-feira, 6 de julho de 2010

Banif divulga carteira recomendada de julho com foco em varejo e elétricas


Por: Equipe InfoMoney
06/07/10 - 16h17
InfoMoney

SÃO PAULO - A Banif divulgou sua carteira recomendada para o mês de julho com 11 papéis, realizando apenas uma alteração em relação ao portfólio do mês anterior. O peso maior para os setores de varejo e eletricidade foi mantido.


Considerando a manutenção do cenário em relação a junho, a única alteração de papéis foi a substituição dos ativos da Drogasil (que tiveram o melhor desempenho da carteira anterior) pelos da B2W. Além disso, o peso da CSN foi reduzido de 10% para 5% e o da Hering elevado de 5% para 10%.


No mês passado, a carteira da corretora exibiu desvalorização de 0,25%, mas o desempenho foi melhor que o do Ibovespa, que amargou perdas de 3,35% no período.


CenárioNeste mês, o foco deve seguir sobre a Europa, na visão da Banif. Com o acesso a crédito mais difícil pelos bancos da região, a volatilidade deve continuar nos mercados.


"A situação que se enfrenta na Europa é de impasse: todo mundo concorda em relação à necessidade de cortes (de gastos), mas a maioria das pessoas não quer implementá-los por medo de uma desaceleração econômica, uma vez que a percepção é de que o crescimento é mais importante", mostrou o relatório assinado por Oswaldo Alcântara Telles Filho e divulgado na última quinta-feira (1).


Entretanto, a corretora não deixa de ressaltar perspectivas positivas, destacando os Estados Unidos, a China e o Brasil. Nos EUA, apesar de dados recentes terem vindo piores que o esperado, a corretora não considera que isso deva significar uma reversão na tendência de recuperação econômica lenta.


Na China, o panorama de crescimento econômico deve seguir inalterado, ajudando a contrabalançar as dificuldades dos países desenvolvidos, enquanto no Brasil, são destacados os números de inflação, que devem continuar reduzidos, e as perspectivas positivas para o PIB (Produto Interno Bruto).


Confira as recomendações com classificação Long ou Overweight*:
 

Carteira Banif de junho
Empresa Código Peso
B2W BTOW3 5%
Bradesco BBDC4 10%
CSN CSNA3
5%
Guararapes GUAR3 10%
Hering HGTX3 10%
Petrobras PETR4 15%
Tegma TGMA3 5%
AES Tietê GETI4 10%
Tractebel TBLE3 10%
Vale VALE5 15%
Vivo VIVO4 5%



B2WA corretora aponta que o papel teve performance 40% inferior à do Ibovespa nos últimos oito meses, com o peso da ausência de um lucro líquido substancial nos últimos trimestres. Entretanto, a Banif acredita nas medidas operacionais que a administração da empresa está realizando para restaurar a lucratividade, no bom momento do setor de varejo. Nessa linha, o principal risco é um novo lucro líquido inexpressivo.


Bradesco
Os analistas destacam o desempenho fraco das ações no mês de junho, mas preveem que o forte resultado divulgado pelo banco referente ao primeiro trimestre deve continuar assim ao longo do ano. Segundo eles, do total do lucro líquido, um terço foi representado pelo segmento de seguros, o qual deve continuar robusto em 2010. Já o risco fica por conta de aquisições caras. 



CSNA Banif avalia que a siderúrgica tem mais capacidade que os pares de se adaptar ao ambiente mutável do mercado, dado seu perfil de produção de baixo custo e os planos de listar os ativos de mineração separadamente. O risco são os atrasos e custos excessivos do plano de expansão.


GuararapesOs analistas ressaltaram positivamente que as vendas em mesmas lojas da empresa mostraram uma recuperação na segunda metade do ano passado, o que continuou a ser observado no resultado do primeiro trimestre de 2010. Paralelamente, o Banif destaca que a Guararapes planeja abrir 15 novas lojas em 2010 e 15 em 2011, o que representa um crescimento de 14% e 12%, respectivamente. Por outro lado, o analista destaca como riscos a baixa transparência da administração da companhia e a pouca liquidez das ações.


HeringTambém destacando bons números operacionais, o Banif ressaltou que a Hering apresentou bom crescimento nas vendas em mesmas lojas nos três primeiros meses de 2010, numa performance "impressionante" de crescimento que vem desde 2008. Por outro lado, a contínua apreciação dos preços das ações da Hering no último ano representam um risco para esse investimento.


PetrobrasApesar das recentes quedas, os analistas acreditam que as incertezas em torno da capitalização da empresa já estão sendo refletidas nos preços do papel e, dessa forma, um repique é esperado, após a conclusão da operação, esperada para setembro. Os riscos envolvem o cenário político em ano eleitoral, além da necessidade de algumas decisões pelo Congresso para a finalização do processo de capitalização.


TegmaO Banif avalia que o momento econômico favorável para o Brasil deverá fortalecer e continuar impulsionando o setor de serviços logísticos, bem como a indústria automotiva. Além disso, os analistas esperam que a companhia continue distribuindo cerca de 80% de seu lucro na forma de dividendos, o que gera um dividend yield de cerca de 7% a 8%. Para a Tegma, também, o risco fica por conta de uma possível redução no volume de vendas de imóveis com o fim da isenção de IPI.


AES TietêCom os bons resultados da empresa no segundo trimestre, a expectativa é de que seja anunciado um bom pagamento de dividendos. No entanto, a companhia precisa aumentar em 400 megawatts sua produção para satisfazer os termos do acordo com o governo de São Paulo. Nessa caso, os novos projetos podem vir a ser menos lucrativos, o que indica um risco para esse investimento.


TractebelO atual preço do papel apresenta um upside atrativo em relação ao target do Banif (de R$ 27,00 no final de 2010). Ademais, o analista destaca que os projetos de energia hidrelétrica existentes, bem como os que estão em construção, deverão oferecer maior lucratividade do que os novos projetos que estão sendo leiloados pelo governo. Como risco, o Banif aponta para aquisição de fatia da usina de Jirau por uma preço acima do estimado pelo mercado.


ValeEmbora o curto prazo continue desafiador para as commodities, a mineradora ainda é "a melhor opção para quem pretende aumentar sua exposição ao minério de ferro", para a Banif. A empresa divulga perto do final do mês seus resultados do segunto trimestre e as perspectivas são de números fortes, refletindo o novo sistema de preços do minério de ferro. Como risco, o Banif aponta que China e Europa podem levar a companhia a andar de lado por algum tempo.


VivoApesar das polêmicas, a corretora ainda considera que a Telefónica deverá adquirir a participação da Portugal Telecom na Vivo, o que é tido como positivo para a operadora de celular brasileira. Por outro lado, caso essa briga continue por um longo período, a performance operacional e o planejamento futuro da companhia podem ficar comprometidos.

Confira as recomendações com classificação Short**:

Carteira Banif de junho
Empresa Código
Usiminas USIM5


UsiminasA Banif aponta que as ações da mineradora tiveram desempenho bastante superior ao do Ibovespa e citou o noticiário positivo sobre a empresa, que anunciou a separação do negócio de mineração. Para julho, novas notícias positivas não são previstas e o mercado deve se voltar para os preços das bobinas laminadas a quente. Como risco, é ressaltado um nível mais alto que o estimado de demanda e de produção mundial de aço.

* Empresas com recomendação overweight devem ter performance de 5 pontos percentuais ou mais acima do benchmark.

** Empresas com recomendação underweight devem ter performance de 5 pontos percentuais ou mais abaixo do benchmark.