terça-feira, 8 de junho de 2010

Ativa traz alterações em sua carteira defensiva para o mês de junho

Por: Equipe InfoMoney
08/06/10 - 14h13
InfoMoney


SÃO PAULO - Fazendo apenas uma alteração, a Ativa divulgou sua carteira defensiva para junho.  A corretora trocou, em sua lista, as ações da Telesp pelos papéis PNA da Telemar.

A explicação da retirada das ações da Telesp do portfólio parte da análise dos resultados do primeiro trimestre de 2010, que mostraram deterioração de receitas e margens operacionais, comprometendo, na opinião da Ativa, a capacidade de pagamento de dividendos da companhia no curto prazo.

Desempenho
Em maio, a carteira apresentou queda de 3,39%, desempenho melhor do que o apresentado pelo Ibovespa, que acumulou uma desvalorização média de 7,72%.  Vale destacar que, dos papéis relacionados no último mês, somente as ações da Telesp e da AES Tietê registraram saldo positivo, com valorização de 2,8% e 4,6%, respectivamente. 

Confira as recomendações:
Ação Código Peso
AES Tietê  GETI4   23,2% 
Telemar  TMAR5  20,5% 
Trans Paulista  TRPL4   20,8% 
Eletropaulo  ELTL6   25,2% 
Tegma  TGMA3   10,4% 

AES Tietê
Com desemprenho bastante positivo em maio, outperformando de forma significativa o Ibovespa, os papéis tem sua recomendação assegurada por conta do perfil estável da AES Tietê, tanto pelas característica do perfil de contratação da energia assegurada da empresa, quanto pela localização do parque gerador que mantém um fluxo hidráulico e financeiro relativamente constante. "A geradora tem dividend yield esperado para 2010 de 11%", destaca a corretora.


Telemar
Considerando o histórico recente da empresa, que revelou recuperação de sua rentabilidade operacional no primeiro trimestre de 2010, a Ativa incluiu as suas ações no lugar dos papéis da Telesp. "Acreditamos que a tendência para 2010 seja de uma melhora gradual dos resultados, com foco na recuperação de margens, como reflexo o aproveitamento de sinergias operacionais a partir da unificação da Brasil Telecom. Adicionalmente, vislumbramos uma perspectiva positiva no que diz respeito ao fluxo de dividendos da companhia este ano, tendo em vista o pagamento de R$ 1,2 bilhão de dividendos extraordinários realizados pela holding TNL em abril", escreve a corretora.


Transmissão Paulista
"A Transmissão Paulista tem, pela natureza de seu negócio, um appeal de muita estabilidade e dividend yield projetado para 2010 de 10,5%", destaca a Ativa, lembrando que a empresa se beneficia do aumento esperado para o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), uma vez que as tarifas de transmissão são anualmente reajustadas de acordo com a variação deste índice.


Eletropaulo
A distribuidora do estado de São Paulo tem como características uma relativa estabilidade operacional e boas perspectivas no curto prazo devido à sua base de clientes diversificada. "Mantemos uma visão positiva, tanto para a rentabilidade da ação no curto prazo, quanto para o fluxo de dividendos a ser observado nos próximos anos". O dividend yield estimado para ELPL6 é de 13,8% para este ano, o maior retorno de dividendos esperado da carteira defensiva, destaca a Ativa.


Tegma
 
"Apesar de esperarmos uma desaceleração gradual da demanda para os próximos meses, acreditamos que as perspectivas continuam positivas para a indústria automobilística nacional no médio e longo prazo, atreladas à elevada disponibilidade de crédito e aos alongados prazos de financiamento", o que, na opinião da Ativa, deve garantir bons resultados para a empresa em 2010. "Mantemos uma visão positiva, tanto para a rentabilidade da ação, quanto para o fluxo de dividendos a ser observado no próximo ano".