sexta-feira, 30 de abril de 2010

Fitch rebaixa rating de longo prazo da Suzano após corte na dívida abaixo do esperado

Por: Equipe InfoMoney
30/04/10 - 19h52
InfoMoney


SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Fitch Ratings rebaixou nesta sexta-feira (30) seu rating nacional de longo prazo da Suzano (SUZB5) de "AA-(bra)" para "A+(bra)". A Fitch também aplicou a mesma nota para a terceira emissão de debêntures da companhia, com vencimento em 2014 e 2019. A perspectiva dos ratings é estável.

"Estas ações de rating se devem à redução da dívida da Suzano menor do que a esperada, desde a conclusão do projeto Mucuri, em 2007", destacou a agência de classificação de risco. "Como consequência, os índices dívida líquida/Ebitda, pelas projeções da Fitch, deverão ser superiores a 3,5 vezes em 2012 e 2013, à medida que a companhia expanda sua capacidade de produção de celulose de mercado para 4,4 milhões de toneladas por ano até 2014, de 1,8 milhão de toneladas por ano em 2009", completou.

Ademais, a Fitch destaca que os ratings de crédito da Suzano continuam baseados na posição de liderança da empresa nos mercados brasileiros de papel para imprimir e escrever e de papelão, bem como na forte posição das suas operações na indústria de celulose branqueada de eucalipto (BEKP).

Possível elevação nas notas
Sobre uma possível elevação das notas no futuro, a agência de classificação de risco afirmou que poderá afetar positivamente os ratings da Suzano uma decisão da administração da empresa em manter a dívida total em níveis mais baixos por um período sustentável. Uma mudança na estrutura de capital da companhia e um aumento da mesma para suportar o projeto de expansão também seria positivo aos ratings, concluiu a Fitch.