terça-feira, 21 de dezembro de 2010

XP faz duas alterações em carteira para esta semana, à espera de volumes reduzidos

Por: Equipe InfoMoney
20/12/10 - 18h55
InfoMoney


SÃO PAULO - A XP Investimentos divulgou sua carteira recomendada para a semana de 20 de dezembro, com duas modificações em relação ao período anterior. Vislumbrando uma semana de volume reduzido, por conta das comemorações do Natal, as ações da Eletropaulo (ELPL6) e BM&F Bovespa (BVMF3) foram substituídas pelos papéis da AES Tietê e Itaú Unibanco.


No período anterior, o Ibovespa contrariou a expectativa de recuperação proposta pela corretora e marcou mais uma semana de perdas, enquanto os mercados internacionais fecharam no campo positivo. "Já em clima de fechamento de ano, as relevantes divulgações de dados macroeconômicos concentram-se no início de 2011", projeta a equipe de análise da XP.


Com a agenda econômica esvaziada, possíveis divulgações de novos integrantes do governo da presidente Dilma Rousseff, bem como mudanças no cenário macro devem ser os principais pontos de atenção durante a semana. 


Desempenho
A carteira mostrou queda na semana anterior de 0,5%. Por sua vez, o Ibovespa recuou 1,5% no período que vai de 13 de dezembro até esta segunda-feira às 13 horas. No ano, o portfólio da XP subiu 16,6%, contra alta de 1,1% do benchmark.

EmpresaCódigo
AES TietêGETI4
Itaú UnibancoITUB4
ValeVALE5
General ShoppingGSHP3
PetrobrasPETR3


Novidades
A principal expectativa com a adição da AES Tietê é aproveitar a queda nos preços de suas ações na última semana como ponto de entrada. A empresa possui perfil resiliente e tende a ter menores oscilações em relações ao Ibovespa. Vale lembrar que a empresa é uma das maiores pagadoras de dividendos da bolsa, tendo distribuído a totalidade de seu lucro do terceiro trimestre sob a forma de dividendos. 



Já os papéis do Itaú Unibanco devem se beneficiar do fim do processo de unificação já no primeiro trimestre de 2011, que irá gerar "uma significativa melhora na rentabilidade do banco", diz a XP. O banco tem mantido níveis interessantes de rentabilidade e seus ativos são negociados com "múltiplos interessantes", segundo a corretora.