Por: Tainara Machado
02/12/10 - 20h24
InfoMoney
SÃO PAULO - A Omar Camargo divulgou seu portfólio recomendado para dezembro, mantendo as onze ações que compuseram a carteira da corretora no mês anterior, mas alterando a distribuição de pesos para tornar o portfólio mais homogênio. Assim, Petrobras (PETR3, PETR4) teve sua participação na carteira reduzida em três pontos percentuais, enquanto a exposição à OGX (OGXP3) aumentou na mesma proporção. Os papéis ligados a commodities seguem com grande peso na carteira.
Segundo a corretora, em novembro o foco dos mercados passou de EUA para Europa e China. Esta última ganhou relevância após anunciar medidas para conter o aquecimento da economia interna, e a resposta dos investidores foi negativa, já que o país é um dos principais propulsores do PIB (Produto Interno Bruto) global.
A Europa, por sua vez, voltou ao radar novamente com problemas relacionados à dívida soberana dos países periféricos, dessa vez com temores acentuados por causa do resgate à Irlanda e a preocupação de que outras nações, como Portugal e Espanha, possam precisar de ajuda para fechar as contas. Por isso, apesar do cenário interno ser bastante distinto, o Ibovespa dependerá muito ainda da evolução da crise na Europa em dezembro, segundo a Omar.
Desempenho
O portfólio registrou desempenho negativo de 3,46% no mês de novembro, superior ao Ibovespa, que listou queda de 4,20% no mesmo período. Esse resultado foi marcado por algumas oscilações, como a baixa das ações da OGX (-10,84%), Gerdau (GGBR4, -10,94%) e principalmente Positivo (POSI3), que despencou 31,02% no último mês.
Confira as recomendações da corretora para dezembro: