Por: Vitor Silveira Lima Oliveira
01/10/10 - 07h08
InfoMoney
01/10/10 - 07h08
InfoMoney
Segundo nota da companhia espanhola, as duas empresas formarão uma parceria para o desenvolvimento de reservas de Petróleo e Gás Natural contidas na camada Pré-Sal.
A operação será realizada por meio da subscrição, pela Sinopec, de novas ações a serem emitidas pela Repsol Brasil no montante de US$ 7,1 bilhões. Entretanto, a empresa espanhola permanecerá com o controle de 60% do capital social da empresa.
"Esta sociedade se converterá em uma das maiores empresas da américa latina", disse a Repsol em nota. Os recursos obtidos com a operação ajudarão a enfrentar as necessidades de investimento para o desenvolvimento de seus ativos nos blocos de Guará e Carioca, "algumas das maiores descobertas do mundo", segundo a companhia.
Mais investimentos
A parceria, no entanto, não deverá limitar a possibilidade de outros acordo no país. "Repsol e Sinopec continuarão com seus planos de expansão no Brasil e participarão, conjuntamente ou separadas, em futuras licitações", ressaltou o comunicado.
Com isso, são mantidas as especulações em relação à aquisição de ativos da OGX Petróleo (OGXP3). No último mês de setembro, os diretores da empresa brasileira afirmaram que um acordo com as empresas chinesas Sinopec e Cnooc não é uma certeza, havendo a possibilidade de recebimento de propostas de companhias de EUA, Europa e Austrália.
Antes, a companhia havia destacado em fato relevante que mantém negociações com empresas visando uma possível venda de participação.