quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Link avalia setor aéreo e eleva o preço-alvo para as ações da GOL

Por: Equipe InfoMoney
20/10/10 - 15h55
InfoMoney


SÃO PAULO - Analistas da Link Investimentos prevêem resultados favoráveis para GOL (GOLL4) e TAM (TAMM4) no terceiro trimestre de 2010. Após rolar suas projeções para dezembro de 2011, elevaram o preço-alvo para as ações preferenciais da GOL passando ao valor de R$ 37,50, frente aos R$ 32,00 estimados para dezembro de 2010.


O novo preço-alvo da companhia aérea implica um upside (potencial de valorização teórico) de 22%, frente ao último preço de fechamento. Em termos de recomendação, os analistas permanecem com o atual outperform (acima da média do mercado) para a empresa. 


Já em relação à TAM, não atribuem recomendação ou preço-alvo, uma vez que a recente fusão com a LAN Chile trará forte oscilação para os papéis da empresa em função das ações da companhia chilena, segundo relatório produzido na última terça-feira (19).


Fatores positivosNa análise do setor aéreo, os fatores favoráveis às companhias são o aumento do RASK (receita operacional por assento-quilômetro oferecido), a redução do CASK (custo operacional por assento-quilômetro voado) total, devido à queda do dólar e à relativa estabilidade do petróleo e outros custos operacionais. Assim, estimam margem operacional de 11% para GOL e 7,5% para a TAM no terceiro trimestre.


Mercado doméstico
A perspectiva da Link é de que haverá uma expansão do setor aéreo no mercado doméstico, resultado da melhora na atividade econômica do país nos nove primeiros meses do ano. Apesar disto, observam que isso não implica em maior upside para GOL e TAM, pois esse crescimento deve-se em boa parte à demanda que as companhias menores irão gerar e absorver.